Da redação
Quarta, 29 Fevereiro 2012 – 07:49
Remédio gratuito na rede municipal para sequelas de derrame cerebral – Ouça o boletim by radiowebcamarasp
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) da cidade de São Paulo utiliza, desde 2008, nos hospitais municipais de Ermelino Matarazzo, Tatuapé, Campo Limpo, Jabaquara e Hospital do Servidor Público Municipal, o medicamento Alteplase, que reduz as sequelas do Acidente Vascular Encefálico (AVE)* isquêmico ou derrame cerebral em até 60%.
Segundo o médico Domingos Costa Hernandez Júnior, coordenador Municipal de Urgência e Emergência, este é o único tratamento específico para a doença, que tem alta mortalidade e grande impacto humanitário e social pelas sequelas.
Hernandez ressalta, ainda, que a aquisição do medicamento, de alto custo, é feita com os recursos municipais.
Para cada paciente são utilizadas duas ampolas, ao custo de cerca de R$ 1,7 mil cada uma.
Saber identificar um AVE e solicitar socorro imediato é o passo mais importante para evitar graves sequelas, independentemente do tipo de tratamento que será adotado.
No caso do Alteplase, para que o efeito seja potencializado, o paciente deve ser assistido em até quatro horas e meia após o início dos sintomas.
Entre os benefícios, o medicamento melhora a qualidade de vida e reduz, de forma significativa, a quantidade de sequelas.
Sintomas
Os sinais do AVE são repentinos e variam de pessoa para pessoa. Os mais comuns são o formigamento ou a perda da força de um lado do corpo ou de um membro, podendo ser braços, pernas, mãos ou abertura dos olhos. Outros indícios são dor de cabeça seguida de vômitos, dificuldade na visão ou na fala ou incapacidade de compreensão do que é dito. Os sintomas não são exclusivos de um AVE, mas, uma vez identificados, é necessário procurar atendimento médico rápido.
Alguns testes podem auxiliar na detecção do AVE:
1- Verifique se o paciente está com a boca torta e peça para que ele dê um sorriso. Se o rosto permanecer imóvel, pode ser AVE;
2- Caso ele reclame de perda de força nos braços, peça para que levante as mãos para o alto. Se não conseguir, fique alerta;
3- Fale uma frase ao paciente e peça para que ele repita. Caso tenha dificuldade, providencie atendimento médico imediatamente.
Alguns passos que podem ajudar a reduzir o risco de um AVE:
1- Fique atento se você tem pressão alta, diabetes e colesterol elevado
2- Seja ativo. Faça exercícios regularmente
3- Evite a obesidade, mantendo uma dieta saudável
4- Limite o consumo de álcool
5- Evite o hábito de fumar
6- Aprenda quais são os sinais de alerta do AVE.
* AVE é a nomenclatura atualizada para designar Acidente Vascular Cerebral (AVC) ou derrame cerebral.
Quero indicação de um remédio bom para sequelas do Avc
Gostaria muito de conseguir este medicamento.Minha cunhada sofreu AVC não anda,não fala ,sofremos muito com essa situacão ,somos uma familia muito carente não temos como comprar medicamentos pra ela e as vezes até mesmo o proprio alimento delaserei muito grata se puder me ajudar entrando em contato comigo (92) 985242290 meu zap Ps:Joyce.
Eu sofri um avc a 9 meses, não ando e não mexo o lado esquerdo estou sofrendo muito
Boa tarde sofri dois derrame selepral e tenho muita dor nas pernas tenho que tomar esse remédio?