Neste domingo foi realizado o 15º Mutirão da Catarata, na zona leste da capital paulista. Quase quatro mil pessoas se inscreveram para participar do evento. A estrutura de atendimento foi montada no estacionamento do Shopping Aricanduva, que há 13 anos disponibiliza o espaço para realização do mutirão, como contou Cezar Campos, gerente de marketing do shopping. Todo o trabalho é realizado por cerca de 600 voluntários de diversas instituições.
São aproximadamente 50 profissionais para fazer o diagnóstico e avaliar o tratamento adequado e a necessidade de operação. Para quem participa da ação, a maior vantagem é a rapidez para conseguir agendar a cirurgia. A catarata afeta mais de 46 milhões de pessoas e é considerada pela Organização Mundial de Saúde a maior causa de cegueira reversível do mundo.
Ao longo de 13 anos, a campanha já realizou mais de 22 mil cirurgias gratuitas. O vereador Gilson Barreto, idealizador do projeto, destacou que mutirões como esse ajudam a diminuir as filas por cirurgia de catarata nos hospitais da cidade.
(28/04/2014 – 11h12)