Da redação
Terça, 02 Outubro 2012 15:50
Nova fase do Programa de Proteção ao Pedestre – Ouça o boletim by radiowebcamarasp
A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) iniciou, nesta segunda-feira, a quarta fase do Programa de Proteção ao Pedestre na capital paulista, marcada por uma ênfase maior na educação de quem anda a pé.
A finalidade é fazer com que o cidadão exerça, de fato, sua preferência no trânsito e passe a utilizar mais o gesto de braço, sinalizando ao motorista sua intenção de atravessar.
Outro objetivo é estimular o pedestre a cruzar a via somente na faixa de segurança e, quando houver semáforo específico para ele, incentivá-lo a iniciar a caminhada no tempo de verde do farol.
Ainda no intuito de trabalhar a conscientização da população, a estratégia desta etapa do Programa será centrada na atuação e reforço dos orientadores de travessia, com um diferencial: orientadores sem uniforme ficarão posicionados em determinadas conversões sem semáforo fazendo, várias vezes, o Gesto do Pedestre.
Com isso, pretende-se contribuir para a difusão e, conseqüentemente, a assimilação do gesto pelo próprio pedestre.
A CET fez uma enquete que demonstrou que, embora o gesto seja considerado um importante recurso para indicar a vontade de atravessar do pedestre, ele é pouco utilizado devido em grande parte à falta de hábito.
A quarta fase do Programa foi iniciada nesta segunda-feira, em caráter piloto, no subcentro Pinheiros, na Rua Teodoro Sampaio.
Até sexta-feira, os orientadores – uniformizados ou não – poderão ser vistos no trecho entre a Rua Capote Valente e a Praça Benedito Calixto, das 8h30 às 13h30.
Na semana que vem, de 8 a 11 de outubro, a ação será estendida para o segundo trecho da Teodoro Sampaio, entre as ruas Pedroso de Morais e Cônego Eugênio Leite.
E, a partir de 5 de novembro, o PPP se torna mais intenso na área central e também em 14 corredores críticos de atropelamentos, a maioria deles situados na periferia do município, a exemplo das avenidas Sapopemba, Marechal Tito, M´Boi Mirim, Teotônio Vilela, Inajar de Souza e São Miguel.