Nova lei seca passa a valer a partir desta sexta

Jean Silva

Sexta, 21 Dezembro 2012 13:00



Nova Lei Seca vale a partir de hoje – Ouça o boletim by radiowebcamarasp

 

As novas regras que deixam a lei seca mais rígida passam a valer a partir desta sexta-feira e serão aplicadas nas operações das polícias rodoviárias para o período de festas de fim de ano e férias.

A medida foi aprovada pela presidente Dilma Rousseff nesta quinta-feira e publicada na edição desta sexta do Diário Oficial da União.

A nova lei seca determina que outros meios, além do bafômetro, podem ser utilizados para provar a embriaguez do motorista, como testes clínicos, depoimento do policial, testemunhos de terceiros, fotos e vídeos.

As mudanças no Código de Trânsito Brasileiro também dobram a multa para quem for pego dirigindo com qualquer teor de álcool no sangue.

A multa, que era de R$ 957,70, passa para R$ 1.915,40, e se o motorista for reincidente em um período 12 meses, ela dobra de valor.

Antes, o crime de conduzir o veículo sob embriaguez só era constatado por uma concentração igual ou superior a 0,6 grama de álcool por litro de sangue.

Se o motorista se recusasse a fazer o teste do bafômetro, ele seria multado, perderia a carteira e seu veículo seria apreendido, mas ele não responderia a nenhum processo.

Agora, o limite de álcool passou a ser uma das formas de se comprovar a embriaguez do motorista, e não mais um requisito de punição.

A pena continua igual: detenção de seis meses a 3 anos, multa e suspensão ou proibição de se obter a permissão ou a habilitação para dirigir um veículo.

Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.

Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de resposta clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

 Deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também