Ericka Perestrelo
Sábado, 07 Julho 2012 10:00
Novo exame de sangue detecta precocemente pacientes em risco de vida após cirurgias – ouça o boletim by radiowebcamarasp49
O Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital do Coração, em São Paulo, em parceria com uma Universidade do Canadá, desenvolveu um estudo internacional capaz de apontar riscos cardíacos em pacientes após cirurgias não cardíacas.
O HCor identificou um biomarcador produzido pelo coração capaz de apontar com mais precisão o risco de complicações cardíacas. Assim, 25% dos pacientes antes considerados de baixo risco passaram a ser tratados como alto risco.
De acordo com o Dr. Otávio Berwanger, coordenador do estudo no Brasil, cerca de 200 milhões de pessoas no mundo fazem cirurgias não cardíacas, como procedimentos ortopédicos, retirada de tumores e até cirurgias plásticas. Deste total, mais de 1 milhão morrem em até 30 dias após os procedimentos.
Com os resultados mais precisos em relação aos métodos até então utilizados, é possível identificar pacientes em risco de vida e dar início precoce aos tratamentos, reduzindo assim a mortalidade nas primeiras semanas após a cirurgia.
Esse estudo faz parte dos projetos de filantropia do HCor em parceria com o Ministério da Saúde à serviço do SUS.
Nos próximos meses, deve ser publicada uma série de novos dados, tornando este projeto o mais importante já realizado no mundo sobre cuidados pré e pós-operatórios.