Dimig Seidenberger
Sexta, 26 Abril 2013 13:51
Número de eleitores que regularizaram o título é maior em 2013 do que em 2011 by webradiocamarasp
Terminou nesta quinta-feira o prazo para os cerca de 1,5 milhão de eleitores, que não votaram ou justificaram a ausência nas três últimas eleições, regularizarem a situação na Justiça Eleitoral.
De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o comparecimento de eleitores nos cartórios superou o número registrado em 2011.
A relação com nomes e inscrições dos eleitores faltosos está disponível desde o dia 20 de fevereiro nos cartórios eleitorais de todo o país.
O eleitor também pode consultar sua situação no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) – www.tse.jus.br, na opção “Serviços ao eleitor”.
Segundo a legislação, o eleitor que tiver o título cancelado não pode participar de eleições, fica impedido de obter passaporte ou carteira de identidade, receber salários de função ou emprego público e obter certos tipos de empréstimos e inscrição.
A irregularidade também pode gerar dificuldades para nomeação em concurso público, renovação de matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo e obtenção de certidão de quitação eleitoral ou qualquer documento perante repartições diplomáticas.
Em 2011, 1,39 milhão de eleitores tiveram seus títulos cancelados por não terem votado nem justificado a ausência nas três últimas eleições realizadas até 2010.