Pesquisa da CET revela como postura do pedestre reflete no respeito do motorista

Da redação

Quarta, 18 Abril 2012 – 15:18



Pesquisa CET – Ouça o boletim by radiowebcamarasp

 

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) acaba de concluir uma pesquisa qualitativa de percepção de condutores e pedestres.

Feita entre os dias 30 de março e 03 de abril, com uma amostragem de 432 pedestres e 404 motoristas ouvidos na região central da Cidade, ela revela como a postura do pedestre reflete na atitude do motorista em respeitar ou não a travessia de quem anda a pé pelas ruas e avenidas de São Paulo.

O estudo demonstra que a atitude dispersa do pedestre durante a travessia acaba gerando dúvidas no condutor do veículo.

O motorista, embora muitas vezes afirme ter a intenção de dar preferência ao pedestre, acaba não parando porque não consegue constatar no pedestre o real desejo de atravessar.

Questionados sobre as posturas do pedestre que acabam estimulando o condutor a desistir de aguardar a travessia do pedestre, 53,2% dos motoristas responderam que é a atitude do pedestre distraído, que fica olhando para os lados.

Outros 46,3% disseram que é “o pedestre na calçada falando ao celular” e para 29,2% dos motoristas entrevistados, a atitude desestimulante é “o pedestre na calçada, mas conversando com outras pessoas”.

A maioria dos condutores ouvidos disse que seria aconselhável o pedestre sinalizar, estendendo o braço e reforçando, assim, sua vontade de cruzar a rua.

Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.

Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de resposta clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

 Deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também