Da redação
Quarta, 18 Abril 2012 – 15:18
Pesquisa CET – Ouça o boletim by radiowebcamarasp
A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) acaba de concluir uma pesquisa qualitativa de percepção de condutores e pedestres.
Feita entre os dias 30 de março e 03 de abril, com uma amostragem de 432 pedestres e 404 motoristas ouvidos na região central da Cidade, ela revela como a postura do pedestre reflete na atitude do motorista em respeitar ou não a travessia de quem anda a pé pelas ruas e avenidas de São Paulo.
O estudo demonstra que a atitude dispersa do pedestre durante a travessia acaba gerando dúvidas no condutor do veículo.
O motorista, embora muitas vezes afirme ter a intenção de dar preferência ao pedestre, acaba não parando porque não consegue constatar no pedestre o real desejo de atravessar.
Questionados sobre as posturas do pedestre que acabam estimulando o condutor a desistir de aguardar a travessia do pedestre, 53,2% dos motoristas responderam que é a atitude do pedestre distraído, que fica olhando para os lados.
Outros 46,3% disseram que é “o pedestre na calçada falando ao celular” e para 29,2% dos motoristas entrevistados, a atitude desestimulante é “o pedestre na calçada, mas conversando com outras pessoas”.
A maioria dos condutores ouvidos disse que seria aconselhável o pedestre sinalizar, estendendo o braço e reforçando, assim, sua vontade de cruzar a rua.