Ericka Perestrelo
Terça, 05 Fevereiro 2013 14:44
Motoboys passam a ser multados segundo as novas regras – Ouça o boletim by radiowebcamarasp
Começam ser multados nesta terça-feira os motofretistas e mototaxistas que não obedecerem as novas regras de segurança impostas pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito).
A fiscalização dos novos itens exigidos nas motocicletas e do curso de capacitação ao condutor será feita pelo CPTRAN, o Comando de Policiamento de Trânsito da Polícia Militar.
Quem não cumprir as determinações, poderá ser punido com multa que varia de R$ 127,69, mais cinco pontos (infração grave) na carteira, a R$ 191,54, sete pontos (infração gravíssima) e apreensão do veículo.
Segundo o Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo), pouco mais de 21 mil motofretistas e mototaxistas em todo o Estado fizeram o curso de capacitação, que engloba aulas de ética, cidadania, segurança e transporte de cargas.
Na capital, cerca de 3 mil concluíram o curso.
As novas regras do Contran estipulam ainda que motoboys e mototaxistas precisam também fazer adequações nas motos ligadas a segurança, tais como protetor para pernas e motor, aparador de linha e dispositivo de carga, como baú ou grelha.