Primavera começa neste sábado às 11h49

Vanessa Di Sevo

Sexta, 21 Setembro 2012 15:14


Primavera chega sábado – Ouça o boletim by radiowebcamarasp

 

A primavera chega neste sábado, exatamente às 11h49, data e horário que coincidem com o momento astrônomico do equinócio de primavera no hemisfério sul, quando o dia e a noite tem a mesma duração.

A partir de então, as chuvas passam a ser mais intensas e frequentes, pontuando o período de transição entre a estação seca e a estação chuvosa.

Devido o aumento do calor e da umidade que se intensificam gradativamente no decorrer da primavera, pancadas de chuva passam a ser observadas principalmente no final das tardes.

Em algumas ocasiões, a precipitação pode vir acompanhada por raios, ventos fortes e eventual queda de granizo.

Mesmo com a mudança de estação, no início da primavera ainda é comum a ocorrência de períodos de tempo seco e baixos índices de umidade relativa do ar.

Michael Pantera, meteorologista do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Prefeitura de São Paulo, explica que isto se dá por conta do aumento de insolação nesta época do ano, e também pelo fato da estação chuvosa ainda não ter se instalado completamente.

Com o aquecimento das águas do Oceano Pacífico provocado pelo fenômeno El Nino, espera-se uma primavera com precipitação e temperaturas acima da normalidade.

Entretanto, a previsão aponta que a estação chuvosa ainda deve demorar um pouco para se normalizar, e por isso mesmo as chuvas ainda serão irregulares no início de outubro.

As simulações mais recentes mostram que a condição de chuvas mais generalizadas deve retomar a partir da segunda quinzena de outubro.

Em novembro, a precipitação começa a se regularizar, tornando-se cada vez mais frequente e generalizada, até se consolidar em dezembro, com a chegada do verão.

Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.

Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de resposta clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

 Deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também