Programas “Mãe Canguru” e “Casa de Parto” priorizam a saúde da mãe e filho

Célia Bravin

Sexta, 08 Março 2013 15:08



Programa Mãe Canguru – Ouça o boletim by Radiowebcamarasp63

 

Em julho de 2009, o Executivo sancionou o Projeto de Lei que criou o Programa “Mãe Canguru”, na cidade de São Paulo.

De autoria da vereadora Juliana Cardoso (PT), o programa estabelece diretrizes no atendimento ao recém-nascido prematuro, ou seja, com menos de 37 semanas de idade gestacional ou com baixo peso.

As mães atendidas na rede pública de saúde são orientadas a segurar o bebê junto ao peito para transmitir o mesmo calor e aconchego que encontrados no ventre da mãe.

De acordo com a parlamentar, isso permite manter a temperatura da criança em 37 graus; diminuindo o gasto energético do bebê, facilitando o ganho de peso.

Juliana Cardoso fala da importância da instituição do programa.



Programa Mãe Canguru – Ouça a ver. Juliana Cardoso (PT) by Radiowebcamarasp63

A vereadora também é autora do Projeto de Lei que estabelece diretrizes para a criação do Programa de Parto Normal em Casas de Parto.



Programa Mãe Canguru – Ouça a ver. Juliana Cardoso (PT) by Radiowebcamarasp63

A expectativa da parlamentar é que o PL que institui o Programa “Casa de Parto” seja levado para primeira votação, em plenário, ainda no primeiro semestre deste ano.

Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.

Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de resposta clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

 Deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também