Registro de caso de sarampo preocupa Secretaria da Saúde

Ericka Perestrelo

Quinta, 21 Fevereiro 2013 15:01



Vacinação contra sarampo – Ouça o boletim by radiowebcamara54

 

Com o retorno das férias de verão e o início do ano letivo escolar, a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo orienta a população paulista a colocar em dia a vacinação contra o sarampo.

O Estado de São Paulo já registrou o primeiro caso importado da doença neste ano.

De acordo com investigação do Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE), trata-se de um morador de Bauru, do sexo masculino, de 20 anos, com histórico de viagem para Flórida, nos Estados Unidos.

O sarampo é uma doença viral altamente transmissível e a circulação do vírus ocorre em diferentes partes do mundo, como a Europa, Ásia, Oceania e África.

No Estado de São Paulo, não foram confirmados casos de sarampo em 2012.
A vacina tríplice viral, usada na prevenção contra o sarampo, protege também contra rubéola e caxumba.

No calendário básico de vacinação, a primeira dose é aplicada aos 12 meses de idade e uma segunda dose entre 4 e 6 anos de idade.

Para as pessoas entre 7 e 19 anos de idade recomenda-se que recebam duas doses (com intervalo de 30 dias) e, às pessoas entre 20 e 50 anos, pelo menos uma dose.

A recomendação para quem visitou os locais com registro de casos da doença é ficar atento aos sintomas do sarampo, como febre e manchas avermelhadas no corpo, acompanhados ou não de tosse, coriza e conjuntivite.

Nesses casos a recomendação é para procurarem imediatamente um serviço de saúde e evitar contato com outras pessoas antes do atendimento médico.

Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.

Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de resposta clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

 Deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também