Da redação
Segunda, 12 Março 2012 – 18:13
Seminário discute burocracia nas pesquisas clínicas – Ouça o boletim by radiowebcamarasp
O atraso do Brasil em pesquisas clínicas causa a perda de vidas e faz o país ficar mais dependente de medicamentos e tecnologias vindos do exterior.
O alerta foi feito nesta segunda-feira, na Câmara Municipal de São Paulo, durante a abertura da Semana Municipal de Informação e Divulgação da Pesquisa Clínica.
O evento contou com a presença de pacientes que sofrem de doenças raras, seus familiares, entidades e especialistas do setor.
O maior problema apontado foi a dificuldade na realização de mudanças na Resolução 196 do Conselho Nacional de Saúde, que regulamenta o segmento.
Os participantes do encontro criticaram a burocracia para o avanço dos estudos em várias áreas, inclusive para testes em humanos.
A presidente-executiva da Sociedade Brasileira de Profissionais de Pesquisa Clínica, Greyce Lousana, disse que o atual marco regulatório dificulta a busca pela cura de várias doenças.
Seminário discute burocracia nas pesquisas clínicas – Ouça a sra. Greyce Lousana by radiowebcamarasp
O encontro foi presidido pelo vereador Paulo Frange (PTB) e também contou com a presença da deputada federal Mara Gabrilli (PSDB).
Os dois disseram que pretendem pressionar o Ministério da Saúde por mudanças nas normas que restringem as pesquisas clínicas no país.