Margarete Rapussi
Sessão Solene celebra 120 anos de Victor Brecheret by Web Radio Câmara SP
A Câmara realizou na noite desta segunda-feira (24/2) uma sessão solene para celebrar os 120 anos do nascimento de Victor Brecheret e os 60 anos da construção do Monumento às Bandeiras , uma de suas obras mais conhecidas.
A cerimônia foi presidida pelo vereador Coronel Telhada (PSDB). O parlamentar lembrou que, apesar de Brecheret ser um dos artistas mais conhecidos do paulistano, com obras espalhadas por toda a cidade, o Legislativo paulistano foi a única instituição pública que celebrou a data.
Nascido em 1894, Brecheret iniciou sua formação artística em 1912, quando ingressou no Liceu de Artes e Ofícios para estudar desenho, entalhe e modelagem em madeira. No ano seguinte, foi estudar na Itália, de onde regressou apenas em 1919, com um novo estilo e novas ideias.
De volta à capital, ele montou um ateliê no Palácio das Indústrias, em uma sala emprestada por Ramos de Azevedo, e sua obra passou a contar com admiradores de peso: Di Cavalcanti, Hélios Seelinger, Menotti del Picchia, Oswald de Andrade e Mário de Andrade, que descrevia Brecheret como uma espécie de mentor do grupo.
O Monumento às Bandeiras – também conhecido pelos paulistanos como “empurra-empurra”, ou “deixa que eu empurro” – foi realizado por encomenda do governo paulista. Grandiosa, a escultura levou quase 20 anos para ser concluída: as obras começaram em 1936 e sua inauguração ocorreu em 1953, apenas dois anos antes da morte de seu autor.
A pesquisadora e escritora Sandra Brecheret Pellegrini, filha do artista, esteve na homenagem. Ela comentou que o Monumento às Bandeiras foi a principal obra de seu pai
Outras obras de destaque de Victor Brecheret fazem parte da decoração dos salões do Jockey Clube de São Paulo.