Célia Bravin
Terça, 09 Outubro 2012 13:27
Rede de atendimento a vítimas de violência sexual e doméstica – Ouça o boletim by radiowebcamarasp
O governo do Estado de São Paulo lançou, nesta segunda-feira, a “Rede de Atenção à Mulher Vítima de Violência Doméstica e Sexual”.
A medida expande o programa “Bem-me-quer”, implantado há mais de dez anos no hospital estadual Pérola Byington, que é Centro de Referência da Saúde da Mulher, e disponibiliza mais cinco centros de referência: Hospital Guilherme Álvaro, em Santos; Hospital Geral de Guarulhos; Hospital de Base de São José do Rio Preto e Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, além do Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism) da Unicamp.
As pacientes atendidas pelo programa recebem, além de assistência psicológica e social, apoio à prevenção da gravidez decorrente da violência sexual, incluindo a realização de abortos previstos em lei, tratamentos para traumatismos genitais, contracepção de emergência e medicamentos para evitar infeções para HIV, DSTs e hepatite.
Além disso, a secretaria de Saúde, em parceria com o Ministério Público e a Secretaria de Segurança Pública, vai articular a possibilidade de implantar nos centros de referência a realização de exames que possam ser utilizados como prova nos processos de defesa das mulheres.