Éricka Perestrelo
Trabalhadores terão R$ 50 mensais para atividades culturais by Web Radio Câmara SP
Nesta sexta-feira, representantes do Ministério da Cultura vieram até a Câmara Municipal de São Paulo promover o Vale-Cultura, benefício elaborado pela ministra Marta Suplicy.
O Vale tem o objetivo de proporcionar cultura para a população nas áreas da dança, livro, teatro, música, cinema e toda atividade cultural. Será parecido com um cartão de débito e vai ter um crédito mensal de R$ 50.
O secretário de Fomento e Incentivo a Cultura, do Ministério da Cultura, Henilton Menezes, explicou quem vai ter direito ao benefício.
Henilton destacou também que o benefício será prioridade para os funcionários que recebem até cinco salários mínimos e que as empresas que aderirem ao programa receberão incentivos fiscais.
O presidente da Casa, vereador José Américo (PT), afirmou que o Vale é uma iniciativa eficiente e que vai permitir a participação das pequenas empresas.
Para a presidente do Conselho Brasileiro de Entidades Culturais , Eneida Soller, o cartão vai beneficiar a classe artística e democratizar o acesso a cultura.
Alessandro Azevedo, o palhaço Charles, ressaltou que, na reunião, os artistas de rua também tiveram a oportunidade de saber de que forma poderão usufruir do Vale Cultura.
A proposta já está pronta para a assinatura da presidente Dilma Roussef. A expectativa é que o sistema comece a operar no mês de outubro.