Vanessa Di Sevo
Quarta, 24 Outubro 2012 17:01
Vereadores querem a volta do Belas Artes – Ouça o boletim by radiowebcamarasp
Após o tombamento do Cine Belas Artes pelo Condephaat na semana passada, o desafio agora é buscar uma solução para que o espaço volte a exibir filmes no mesmo local, no prédio da Rua da Consolação, esquina com a Avenida Paulista.
Os vereadores que compõem a CPI do Cine Belas Artes ouviram nesta quarta-feira, na Câmara Municipal de São Paulo, o cineasta André Sturm e a arquiteta Lícia Ferreira, do DPH- Departamento de Patrimônio Histórico da Prefeitura paulistana.
Desapropriação por parte do poder público é uma das hipóteses que serão apresentadas no relatório que será elaborado pela CPI, revela o relator da comissão, o vereador Floriano Pesaro (PSDB).
Vereadores querem a volta do Belas Artes – Ouça o ver. Floriano Pesaro (PSDB) by radiowebcamarasp
Já o vereador Eliseu Gabriel (PSB) não está convencido que a eventual desapropriação do espaço seja a saída.
Vereadores querem a volta do Belas Artes – Ouça o ver. Eliseu Gabriel (PSB) by radiowebcamarasp
O programador do Cine Belas Artes, o cineasta André Sturm ainda negocia a retomada do espaço com o dono do imóvel e com empresas que possam patrocinar o funcionamento do tradicional cinema.
Vereadores querem a volta do Belas Artes – Ouça o programador do Cine, André Sturm by radiowebcamarasp
O tombamento do Belas Artes não garante a volta da programação, segundo Lícia Ferreira do Departamento do Patrimônio Histórico, órgão ligado à Secretaria Municipal da Cultura.
Vereadores querem a volta do Belas Artes – Ouça a rep. da Sec. Cultura, Lícia Ferreira by radiowebcamarasp
O Cine Belas Artes fechou as portas em março de 2011 por perda de patrocínio e aumento do valor do aluguel do edifício.
No dia 15 de outubro deste ano, teve a fachada e um pequeno espaço interno tombados pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat), do governo estadual.