Célia Bravin
Segunda, 18 Junho 2012 17:14
Vereadores e população debatem projeto da LDO na CMSP by radiowebcamarasp45
O Projeto e Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2013 foi discutido, pela terceira vez, em audiência pública realizada no sábado, na Câmara Municipal de São Paulo.
Lideranças da sociedade civil, Organizações Não Governamentais e parlamentares participaram do debate sobre o projeto, que define as metas de planejamento e execução do Orçamento da cidade para o ano que vem.
Os participantes apontaram problemas e apresentaram sugestões para os vereadores e representantes das Secretarias Municipais de Educação, Saúde, Assistência Social, Transportes e de Serviços.
A audição começou com relatos sobre a falta de vagas em creches e a infraestrutura das escolas de educação infantil e ensino fundamental.
Com mais de 40 anos de experiência na área, a Secretária Municipal de Educação, Célia Regina Guidon Falótico, disse que a prioridade para 2013 é reverter essa situação.
Os participantes apontaram como os maiores vilões da saúde pública a falta de médicos e a dificuldade para agendar exames.
O Coordenador Financeiro e Orçamentário da Secretaria Municipal de Saúde, Guilherme Estanislau do Amaral, destacou a importância da participação popular na elaboração do orçamento.
Na área de Assistência e Desenvolvimento Social, o secretário Milton Roberto Persoli ressaltou que, entre as prioridades da pasta para o ano que vem, estão a concessão de 120 mil benefícios do Programa Renda Mínima e a manutenção dos Centros de Referência.
Mas, segundo ele, outros projetos serão desenvolvidos.
Milton Roberto Persoli LDO by radiowebcamarasp45
O gerente da SPTrans Roberto de Moraes Moura falou sobre as principais prioridades do setor de transporte para os próximos anos.
Roberto de Moraes Moura LDO by radiowebcamarasp45
O relator do projeto da LDO na Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal, vereador Atílio Francisco (PRB), afirmou que muita gente não entende o mecanismo que envolve a audiência pública.
Atílio Francisco LDO by radiowebcamarasp45
Apenas a Secretaria Municipal de Habitação não enviou representante para acompanhar a audiência pública do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias.