Da redação
Quinta, 30 Agosto 2012 18:41
ONG Voto Consciente divulga avaliação sobre atividades da Câmara – Ouça o boletim by radiowebcamarasp
O Movimento Voto Consciente divulgou hoje, na Câmara Municipal de São Paulo, uma avaliação do desempenho dos vereadores paulistanos no atual mandato.
A análise, realizada desde 2004, é desenvolvida com o apoio de uma equipe de voluntários formada por profissionais de Comunicação, Ciências Sociais e Direito, além de estudantes universitários.
Os políticos foram avaliados em três quesitos: frequência nas comissões, participação nas votações nominais e o impacto dos projetos propostos.
A maior nota individual foi 7,70 e a média geral foi de 5,66, sendo que o levantamento considerou o período entre o ano de 2009 e 30 de junho de 2012.
Além de colher os dados sobre as atividades desenvolvidas, o grupo também entrevistou os vereadores.
Durante a exposição, integrantes do Movimento Voto Consciente apontaram avanços na atual legislatura, mas cobraram melhorias no desempenho dos parlamentares.
A coordenadora da entidade na Câmara, Sonia Barboza, citou como pontos positivos o aumento da presença de vereadores nas comissões e a transmissão dos trabalhos pela Internet.
ONG Voto Consciente divulga avaliação sobre atividades da Câmara – Ouça a coord. Sônia Barboza by radiowebcamarasp
Entre os pontos que precisariam ser melhorados, Sonia Barboza destacou a produtividade inferior a 50% na Comissão de Constituição e Justiça e de 62% na Comissão de Saúde, Promoção Social Trabalho e Mulher.
ONG Voto Consciente divulga avaliação sobre atividades da Câmara – Ouça a coord. Sônia Barboza by radiowebcamarasp
O levantamento indica que a atual legislatura apreciou 2.577 projetos, dos quais o Voto Consciente contabilizou 289 como de mérito pelas propostas apresentadas.
Os demais foram de denominação de ruas e homenagens e, na avaliação da entidade, essa proporção deveria ser diminuída.
As informações completas sobre o desempenho dos vereadores podem ser encontradas no site www.votoconsciente.org.br.