pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Gastronomia paulistana é homenageada com premiação

29 de junho de 2017 - 21:32
André Bueno/CMSP

Cruz do Mérito da Gastronomia foi entregue aos destaques do setor

NAYARA COSTA
DA TV CÂMARA

A diversidade da gastronomia paulistana esteve bem representada entre os homenageados do prêmio que selecionou os melhores do setor em diversas categorias.

O seu Luiz, dono do bar que leva seu nome, em Santana, e há 50 anos recebe paulistanos de todas as regiões da cidade para apreciar o seu bolinho de carne, foi um dos premiados com a Cruz do Mérito da Gastronomia. A cerimônia foi realizada no Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo nesta quinta-feira (29/6).

“O segredo é o carinho pelas coisas que você faz. Capricho, atendimento. Tudo leva a crer que a pessoa retorne”, disse.

A tradição também levou o chefe Bruno Stippe a ser eleito Chanceler Nacional da Gastronomia, graças ao seu trabalho à frente da cantina C que Sabe, que está no mesmo endereço, no coração do Bixiga, há 24 anos.

“A gastronomia tem de ser vista, isso eu digo diariamente, não como uma profissão, mas como um ato de entrega, de amor”.

As inovações gastronômicas no campo social também ganharam destaque com com o “Instituto Chefes Especiais”, que dá oportunidade a 300 jovens com Síndrome de Down.

Simone Berti, presidente do instituto, disse que o trabalho é gratificante. “Ele expõe os meninos de uma forma positiva. Dá visibilidade para eles. Mostra o quanto eles são capazes e isso é o fundamental”, disse.

Para reconhecer boas práticas ambientais, lembradas pela ONU (Organização das Nações Unidas) ao instituir o dia 18 de junho como o dia da gastronomia sustentável, o evento também deu à empresa Ceratti o “selo verde”, graças ao trabalho de reutilização de água.

O analista de marketing da empresa, Pedro Nunes, ressaltou que toda a água utilizada no processo da fábrica é devolvida pura e íntegra para a natureza.

O presidente da Academia Brasileira de Honra ao Mérito, comendador Regino Barros, disse que é preciso celebrar a gastronomia comprometida com o meio ambiente.

“Com a sustentabilidade, com formas de tratamento do alimento que não agrida mais o meio ambiente e seja mais saudável, nasce então o Dia Mundial da Gastronomia Sustentável. E a academia foi a primeira na América Latina a reconhecer essa data”.

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar