Sonia Mele / CMSP
A Câmara Municipal de São Paulo celebrou com uma sessão solene o aniversário de 27 anos da Guarda Civil Metropolitana, celebrado nesta segunda-feira (16/9). Normalmente nessas ocasiões se fala de festa e maturidade, mas hoje falamos de como a sociedade paulistana não consegue mais viver sem a GCM, disse o Inspetor Gilson Pereira de Menezes, que comanda a corporação.
Para Menezes, a guarda é muito querida pela cidade. Já o Secretário Municipal de Segurança Urbana, Roberto Porto, aproveitou a ocasião para falar das dificuldades que a GCM enfrenta, como a necessidade de um efetivo maior e de um novo plano de carreira. Juntos vamos reverter esse quadro, afirmou, fazendo uma avaliação positiva da guarda. Apesar da situação atual, me deparo diariamente com um trabalho de excelência.
Os vereadores proponentes da sessão, Coronel Telhada e Mario Covas Neto, ambos do PSDB, explicaram o porquê da homenagem. Cuidar da Guarda é a missão do meu mandato hoje, disse Telhada. Já Covas Neto lembrou as tarefas que a corporação ganhou com o passar dos anos. É um trabalho essencial de rondas nas escolas e redução do uso inapropriado do espaço público, citou.
Diplomas e medalhas
O aniversário da GCM também serviu para que alguns membros da corporação fossem homenageados por suas ações. Para o vereador Telhada, é uma forma de materializar tudo o que foi celebrado na sessão solene.
O Inspetor Coutinho, Comandante Operacional Oeste-Centro, recebeu o Diploma de Gratidão dos parlamentares nesta segunda-feira. Para ele, isso é um estímulo para servir melhor ainda.
Sonia Mele / CMSP
(16/09/2013 16h09)