Em uma Sessão Solene na noite desta segunda-feira (23/10), a Superintendência de Ações Ambientais e Especializadas da GCM (Guarda Civil Metropolitana) recebeu a Salva de Prata da Câmara Municipal de São Paulo.
Participaram da cerimônia, o comandante da SAE (Superintendência de Ações Especiais), inspetor superintendente Weliton dos Santos; o inspetor superintendente de Operações, Luiz Antônio de Camargo Pereira; os ex-vereadores, inspetor Amauri Silva e inspetor Joselito Souza; a subcomandante da Polícia Municipal de São Sebastião, Viviane Paiva e o prefeito de São Sebastião Felipe Augusto (PSDB).
“Hoje nós temos o reconhecimento. A partir da Salva de Prata, a Guarda Civil Metropolitana é reconhecida por seus esforços e toda a ajuda que nos deu. Eu vi a atuação da GCM de perto, foi um momento muito importante para nós”, agradeceu Felipe Augusto.
A homenagem é uma forma de reconhecimento aos guardas que atuaram em fevereiro de 2023 no desastre ocorrido na cidade de São Sebastião, litoral norte do Estado de São Paulo, quando um temporal castigou a região, ocasionando um grande deslizamento de terra no bairro de Vila Sahy. De acordo com a prefeitura do município, 65 pessoas morreram e centenas de famílias perderam tudo.
A honraria foi proposta pelo vereador Adilson Amadeu (UNIÃO). “A equipe de 26 guardas esteve lá, junto aos cães, dia e noite, fazendo o bem para a humanidade. Foi feito um trabalho em um momento difícil e doloroso durante a catástrofe, buscando corpos desaparecidos na lama. É uma homenagem justa feita pela Câmara Municipal e a cidade de São Paulo”, enfatizou Amadeu.
Sobre a SAE
A Superintendência de Ações Ambientais e Especializadas da Guarda Civil Metropolitana foi criada em abril de 2018. Atualmente, 1602 homens e mulheres atuam na promoção da segurança e bem-estar da comunidade. O trabalho é distribuído em sete unidades especializadas:
– IOPE (Inspetoria de Operações Especiais) – Tem efetivado um trabalho na área Central, atendendo as mais variadas situações de riscos para a sociedade;
– IAMO (Inspetoria de Ações com Motocicletas) – Por meio do apoio tático em grandes eventos, atuam nos diversos parques municipais;
– IAI (Inspetoria de Ações Integradas) – Profissionais atuantes em toda a área da capital paulista, apoiando as 32 Subprefeituras da Prefeitura de São Paulo;
– DITRAN (Divisão de Trânsito): Servidores que trabalham para a fiscalização do trânsito;
– Inspetoria do Canil – Profissionais que atuam junto aos cães em apresentações socioeducativas e afetivas, além da parceria com a Polícia Civil para a diminuição de riscos iminentes, como tráfico, sequestro, entre outros
– IDAM (Inspetorias de Defesa Ambiental) – Atuam em diversas atividades, por Terra ou Água com o policiamento preventivo e efetivo, no combate ao tráfico de animais, descarte de veículos que foram produtos de furto ou roubo, e nas represas de São Paulo, fiscalizando a pesca profissional;
– ICAM (Inspetoria da Câmara Municipal) – Profissionais que atuam na proteção às mais diversas autoridades. Também acompanham as Comissões Parlamentares de Inquérito da Câmara Municipal e audiências públicas da capital.
Conheça os nomes dos guardas homenageados com a Salva de Prata do Legislativo paulistano:
Comandante
Roberto Araújo Figueiredo.
Subinspetores
Élcio Teixeira Magalhães, Celso Cardoso dos Santos, Anderson Vasconcelos Viana, Rodrigo de Souza Lima, Vanderley Melo Freire Junior, Sivaldir Francisco do Nascimento, Peterson Ladislau Silveira.
Classes Especiais
Giovani Lopes da Silva, Mauricio dos Santos Rodrigues, Roberto de Almeida Silva, Roberto Natil Martins, Daniel Schultz Ramos, Hélio Fernandes Gonçalves, Fabio de Jesus Inácio da Silva, Emerson João da Silva, André Lopes da Silva, Dionísio Aires de Carvalho Junior, Tiago Nascimento, João de Oliveira, Fabio Adriano Gomes, Sandro Rogerio de Oliveira.
GCM 2ª Classe
José Gustavo Costa Silva, Lucas Teles da Silva Miranda, Daniel Ribeiro de Souza Gomes.
GCM 3ª Classe
João Carlos Barbosa de Araújo e os cães: Malika, Moah, Mila e Zack.
O comandante Araújo, que liderou as buscas feitas pela SAE, ressaltou que os guardas e os cães localizaram oito corpos soterrados pela lama. “O nosso objetivo nesta missão era localizar pessoas desaparecidas e os corpos para que aquelas famílias, mães, pais e filhos pudessem fazer um velório digno de seus familiares”.
Já o comandante da Superintendência de Ações Especiais, inspetor superintendente Weliton dos Santos, fez questão de reafirmar o compromisso da GCM. “A SAE é uma pequena parcela do nosso trabalho. A Guarda tem feito um trabalho excepcional na cidade de São Paulo, além de contribuir com outras cidades e regiões”.
Confira a íntegra da Sessão Solene no vídeo abaixo:
Estão de parabéns, porque aqui na rua onde moro,eles dão o maior apoio.