A Câmara Municipal de São Paulo realizou nesta segunda-feira (5/3) uma Sessão Solene para a entrega da Medalha Anchieta e o Diploma de Gratidão da Cidade de São Paulo ao comandante militar do Sudeste, general do Exército João Camilo Pires de Campos. A solenidade ocorreu no Plenário 1° de Maio.
Com proposta original de autoria do deputado estadual Coronel Telhada (PSDB), à época vereador do município, a homenagem havia sido arquivada depois que ele se elegeu deputado estadual, em 2014. A vereadora Adriana Ramalho (PSDB) retomou a iniciativa para que a condecoração acontecesse.
“Mais do que merecido. E a vereadora nos permite, neste evento, que o tão ilustre oficial do Exército brasileiro, um amigo, um defensor da democracia, seja homenageado nesta Casa. É um motivo de orgulho pra todos nós, inclusive para a população da cidade”, afirma Telhada.
Segundo Adriana, o objetivo da Sessão foi homenagear um general que participou de vários momentos da história do Brasil. “É um homem que respeita as leis, mas respeita o ser humano e, principalmente, a condição humana. O general tem uma importância imensa para todos nós”, afirma.
Para o general Campos, o homenageado da noite, o significado da condecoração é de honra. “Receber da nossa Câmara Municipal a Medalha Anchieta me enche de orgulho como comandante militar do Sudeste, como soldado, mas acima de tudo como paulista”, diz.
Campos completou, no último dia 28 de fevereiro, 48 anos de serviço em 24 unidades diferentes do Exército no Brasil.
“Eu tenho profundo amor e profunda admiração à história da cidade de São Paulo e daquelas pessoas que fizeram São Paulo. Ser condecorado com essa medalha me traz uma tremenda satisfação, um tremendo orgulho. É um momento muito feliz esse reconhecimento”, diz.
Também estiveram presentes o desembargador Carlos Eduardo Cauduro Padin e o comandante da Segunda Divisão de Exército, general Eduardo Diniz.
O evento contou com a presença da Banda do Exército para a execução do Hino Nacional Brasileiro.