A cidade de São Paulo poderá contar com a adoção de combustíveis menos poluentes para geradores. É o que prevê o Projeto de Lei (PL) 562/2014, de autoria do vereador Natalini (PV).
Segundo a justificativa do projeto, a poluição atmosférica na capital paulista atingiu níveis alarmantes e, mesmo com as melhorias feitas em combustíveis e motores, os benefícios esperados desde 2006 não surgiram. Isso acontece devido ao “aumento do número de veículos, incentivada por longos períodos de redução de IPI pela política federal de estímulo à compra de automóveis.”
São Paulo tem um amplo parque de geradores, que vem aumentando em função do risco de panes de fornecimento de energia, possibilidade que cresce com a presente crise hídrica no Centro-Sul. Por isso, torna-se relevante regulamentar a sua instalação, que hoje não tem cadastro. Além disso, é preciso “estabelecer o uso de combustíveis menos poluentes e cujo uso ensejo motores de menor emissão de ruído”, aponta a justificativa.
O PL será apreciado pelas comissões antes de seguir para a votação no plenário. Aprovado na sessão, ele será encaminhado para o Executivo para a apreciação do prefeito.