O vereador Gilberto Nascimento Jr. (PSC) foi reeleito corregedor-geral da Câmara Municipal de São Paulo para o exercício de 2022, com 47 votos. A escolha ocorreu após a eleição da Mesa Diretora da Casa, realizada nesta quarta-feira (15/12).
Cabe ao corregedor-geral zelar pela ética e decoro parlamentares, bem como pela ordem e disciplina do Legislativo paulistano. Também é o responsável por receber denúncias contra vereadores, presidir sindicâncias para apuração e aplicar sanções em casos de sua competência.
O corregedor-geral falou sobre os trabalhos do próximo ano. “Meu papel será manter o equilíbrio e o respeito nesta Casa. Este foi um ano muito difícil, as oposições cresceram muito, então vou buscar a conscientização de que aqui a gente não representa só os votos, mas, em unidade, representamos a cidade de São Paulo”.
A corregedoria é composta por sete membros, incluindo o corregedor-geral, com mandato de um ano. Os demais seis vereadores membros, bem como seus suplentes, serão escolhidos por suas bancadas respeitando, sempre que possível, o coeficiente partidário definido pelo artigo 40 do Regimento Interno da Câmara Municipal de São Paulo.
A eleição da corregedoria da Casa é orientada pelas Resoluções nº 7 de 29 de Maio de 2003 e nº 2 de 26 de Abril de 1991 do Regimento interno.