pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Ginecologista Maria de Fátima Duarte recebe Título de Cidadã Paulistana

Por: KAMILA MARINHO
DA REDAÇÃO

14 de dezembro de 2023 - 21:37

Em Sessão Solene na noite desta quinta-feira (14/12), a Câmara Municipal de São Paulo homenageou a médica Maria de Fátima Duarte com o Título de Cidadã Paulistana. A entrega do título contou com a participação de colegas de profissão, familiares, políticos e de muitos admiradores. A proponente da honraria foi a vereadora Silvia da Bancada Feminista (PSOL).

“A doutora Fátima merece todas as homenagens pela sua atuação profissional e pelo seu compromisso por um mundo mais justo e solidário, pela sua trajetória na luta pela saúde das mulheres, e, especialmente, pela sua contribuição à cidade de São Paulo”, comentou a parlamentar.

Nascida em Paraguaçu Paulista, Maria de Fátima é filha de pais portugueses. Na juventude veio para São Paulo para atuar e se especializar na profissão. Na capital, constituiu família e uma rede grandiosa de amigos.

“Essa cidade me acolheu e acolhe outras pessoas com políticas públicas, escola pública, movimentos sociais. Foi onde eu aprendi a ser médica, a lutar pelas mulheres e entender que o mais importante é a valorização do trabalho coletivo. Eu tenho muita gratidão por viver aqui”, agradeceu Maria de Fátima.

Trajetória profissional

Além de ginecologista, a homenageada é também médica homeopata da Associação Paulista de Homeopatia com passagens em diversos hospitais, como Albert Einstein, Pro Matre, Santa Joana, São Luís, Santa Catarina, Oswaldo Cruz e Samaritano e 9 de Julho.

Na década de 70, participou do Comitê de Brasileiro pela Anistia em que fazia parte do Núcleo Médico, acolhendo militantes políticas clandestinas e exiladas e prestando atendimento clínico, cirurgias ginecológicas e partos em mulheres brasileiras, argentinas, chilenas e uruguaias, vítimas do período da ditadura.

Sua trajetória profissional também é marcada pelo atendimento às mulheres com deficiência na rede pública municipal de saúde, garantindo o acesso integral aos serviços de saúde com oferta de serviços e equipamentos adaptados.

Confira a íntegra da Sessão Solene no vídeo abaixo:

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar