O Grande Conselho Municipal do Idoso informou que procurará a Comissão de Administração Pública para solicitar a realização de uma audiência pública sobre o projeto de lei que institui o Fundo Municipal do Idoso (PL 131/2012). A matéria está em tramitação no colegiado.
Os representantes dos idosos defendem uma maior participação do Grande Conselho no Coat (Conselho de Orientação e Administração Técnica) do Fundo Municipal. De acordo com o projeto, o Coat seria composto por um representante da Secretaria Municipal de Participação e Parceria, três da sociedade civil indicados pelo Grande Conselho Municipal do Idoso, um da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, um da Saúde e um de Finanças.
“Queremos paridade nas cadeiras para que as votações sejam justas. O dinheiro deste Fundo será importante para desenvolver ações para a população idosa”, defendeu a presidente do Grande Conselho, Marly Augusta Feitosa da Silva.
Para o presidente da Comissão do Idoso e de Assistência Social, vereador Claudio Prado (PDT), o debate é fundamental para que o Fundo se torne referência para o país. A discussão é importante para que seja definido quem ficará responsável por administrar esses recursos, que melhorarão a qualidade de vida dos idosos, afirmou.
(21/8/2012 – 15h55)