Mozart_Gomez/CMSP
O grupo é comandado pelo médico Daniel Ferreira e inspirado na Terapia do Amor do médico americano Patch Adams |
A Câmara dos Vereadores de São Paulo recebeu nesta sexta-feira a visita do Grupo do Bem Estar e da Felicidade, formado por funcionários e pacientes da Unidade Básica de Saúde (UBS) República, centro de São Paulo.
A visita fez parte das atividades semanais realizadas pelo grupo, que é coordenado pelo médico Daniel Ferreira e reúne cerca de trinta pessoas. O projeto visa promover a recuperação dos pacientes através de atividades de conscientização, cultura e cidadania. O trabalho desenvolvido pelo médico, enfermeiros e agentes de saúde da UBS é voluntário e ajuda os pacientes a superarem problemas oriundos da falta de atenção e solidão.
Na visita à Câmara, os integrantes do Grupo do Bem Estar visitaram o plenário e a sala da ouvidoria, onde tiveram pequena palestra do médico sobre a importância da participação política dos cidadãos na vida da cidade. Num regime democrático como o nosso, o parlamento é onde se dá a representação da sociedade. É o espaço de poder mais próximo do cidadão e é onde devemos começar nosso exercício de participação, disse o médico.
O grupo comandado por Daniel Ferreira é inspirado na Terapia do Amor do médico americano Patch Adams, conhecido no Brasil pelo filme estrelado pelo ator Robin Williams.
A aposentada Nazarina Soares dos Santos, de 62 anos, freqüenta o grupo há cerca de seis meses e diz que nesse período viu seus problemas de saúde desaparecerem desde que começou a freqüentar o grupo. Desde quando meu filho mais novo morreu, fiquei em casa reclusa. Me sentia angustiada, não saia de casa e tinha medo de viver. Hoje me sinto mais leve, distraio a mente, aprendo, faço amizades e tenho companhia para visitar os lugares muito bacanas, conta.
Assim como ela, a enfermeira aposentada Creuza Maria da Silva começou a freqüentar o grupo há menos de duas semanas, mas já se sente integrada. Apesar de ter convênio médico, faz questão de ir à UBS para participar das atividades junto com a irmã, de 82 anos. É um espaço maravilhoso de interação e alegria. É bom se sentir querida e esquecer os problemas da vida, diz Silva.
A enfermeira Ana Paula Rocha Ribeiro, de 36 anos, funcionária da UBS República também faz parte do grupo voluntariamente e conta que aprendeu com Daniel a verdadeira vocação dos profissionais de saúde. Prevenção não é apenas ensinar a usar remédio ou orientar sobre o que comer. A integração com a comunidade promove qualidade de vida e é remédio indispensável. Saúde se promove com amor e alegria, avalia a enfermeira.
Os encontros do Grupo do Bem Estar e da Felicidade acontece todas as sextas-feiras às 13h30, na Galeria Olido, que fica na Avenida São João, 473 Centro. O grupo está presente na internet pelo Twitter @grupobemestar.