O Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo sediou na noite desta segunda-feira (6/3) uma Sessão Solene para homenagear o Grupo Prerrogativas – um coletivo de advogados. A ocasião marcou a entrega da Salva de Prata, honraria concedida a pessoas e instituições com atuação de destaque na cidade. A cerimônia foi presidida pelo vereador Reis (PT), que propôs a solenidade.
O grupo foi fundado em 2015 com o objetivo de trabalhar em prol da democracia. Além de advogados, o Prerrogativas também é formado por professores, juristas, artistas e políticos.
Durante o discurso, Reis, que assumirá uma cadeira como deputado estadual na Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo) a partir do próximo dia 15, fez um breve balanço do mandato na Câmara. O parlamentar falou ainda sobre os acontecimentos políticos dos últimos anos, incluindo os ataques aos Três Poderes, em Brasília, em janeiro deste ano.
“O dia 8 de janeiro não foi uma coisa fácil. Nós reconstruímos, restabelecemos a democracia? Olha, nós precisamos lutar muito por ela ainda. A luta é contínua, não para. O fascismo e o bolsonarismo estão escanteados, mas eles estão aí. Então, precisamos estar vigilantes, como nos ensinaram aqui o Prerrogativas”, disse o vereador Reis.
O fundador do Grupo Prerrogativas, Marco Aurélio de Carvalho, agradeceu a homenagem e frisou que a honraria é fruto do trabalho de todos que fazem parte do coletivo. “Essa homenagem tem um valor muito grande para todos e todas nós”.
Marco também aproveitou o espaço para defender uma sociedade justa e igualitária. “O nosso compromisso é continuar na defesa intransigente de cada um dos princípios que nos trouxeram aqui. Isso vocês podem cobrar da gente e seguramente não será difícil. Daremos respostas à altura. Vamos continuar lutando por uma sociedade justa, fraterna, igualitária e verdadeiramente antirracista”.
A coordenadora do Grupo Prerrogativas, Gabriela Araújo, falou sobre as mulheres. Ela defende a igualdade de gênero e a equidade racial. “O meu papel dentro do Prerrogativas é lutar cada vez mais por espaço para que daqui a cinco ou dez anos as futuras gerações vejam uma mesa (da solenidade) diversa, com paridade de gênero e equidade racial”.
O jurista Pedro Serrano também discursou. Ele defendeu a democracia. “A democracia não é só um regime político ou uma forma de organização do Estado. Democracia é uma forma de sociabilidade. Nós, sociedade civil, somos componentes absolutamente relevantes e sine qua non para a construção de uma democracia”.
Representando o TCM-SP (Tribunal de Contas do Município de São Paulo), o conselheiro João Antonio parabenizou a iniciativa e falou sobre a homenagem concedida ao Grupo Prerrogativas. “Uma das mais importantes honrarias da Câmara Municipal de São Paulo”.
Também acompanharam a solenidade outras autoridades e membros do coletivo, além dos vereadores Antonio Donato (PT), Eduardo Suplicy (PT) e Elaine do Quilombo Periférico (PSOL).
Clique abaixo para assistir à Sessão Solene que homenageou o Grupo Prerrogativas.
Para conferir o álbum de fotos da Sessão Solene no Flickr da Câmara Municipal de São Paulo, clique aqui.