Luiz França / CMSP
Membros da Plataforma Sinergia se encontraram nesta quarta-feira (4/12) na Câmara Municipal em busca de mais parceiros na sua luta contra a fome. O grupo, que criou uma forma de transformar alimentos em uma farinha não perecível, a farinata, quer agora alcançar aliados no restante do país e do mundo.
Rosana Perrotti, mentora da Plataforma Sinergia, contou que a reunião teve o objetivo de articular o apoio ao Projeto de Lei em tramitação no Congresso Nacional que institui a Política Nacional de Erradicação da Fome e de Promoção da Função Social dos Alimentos (PEFSA). O projeto é do deputado Arnaldo Jardim (PPS-SP).
Além disso, contou Rosana, a Plataforma Sinergia irá a Roma apresentar o projeto ao Papa Francisco. Segundo o padre Marcelo Monge, diretor da Caritas Arquidiocesana de São Paulo, a proposta da Sinergia está de acordo com os propósitos da Igreja Católica. É uma medida justa e solidária. Não acreditamos em tirar da mesa de ninguém, e sim compartilhar aquilo que sobra, explicou.
Para o vereador Natalini (PV), que organizou o encontro, o mérito do grupo é combater o desperdício de alimentos. Eles conseguiram criar uma máquina que pega o que sobra de restaurantes, hotéis, supermercados, e transforma na farinata. Tem muita comida que é jogada fora e muita gente passando fome, observou.
Jeldean Silveira
(4/12/2013 – 11h57)