Luiz França/CMSP
Representantes de instituições culturais reuniram-se nesta terça-feira (15/10) na Câmara para discutir o Projeto de Lei 453/2010, do vereador Nabil Bonduki (PT), que altera o programa VAI (Valorização de Iniciativas Culturais) e cria o VAI-2. O pedido do grupo é para que o PL possa ser aprovado ainda este mês em segunda votação.
De acordo com o integrante da Articulação de Saraus das Periferias Ruivo Lopes, as mudanças previstas na matéria são fundamentais para a cultura. O VAI foi criado há 10 anos e ajudou a inserir grupos culturais da periferia na área. No entanto, os critérios de incentivo precisam ser revistos, porque aqueles que foram ajudados no início, hoje enfrentam as mesmas dificuldades de acesso a recursos, sinalizou. O VAI-2 e a mudança da lei possibilitará que os grupos já inseridos continuem seus trabalhos, disse.
Entre as ações definidas para que os vereadores aprovem esse projeto ainda neste mês, os representantes das instituições culturais entregarão nesta terça-feira uma carta aos vereadores durante a reunião de Colégio de Líderes.
(15/10/2013 – 11h37)