Em comemoração ao 29° aniversário da GCM (Guarda Civil Metropolitana) de São Paulo, uma sessão solene foi realizada na Câmara Municipal na noite desta terça-feira (15/9) para homenagear os guardas que se destacaram em suas atividades no ultimo ano. Foram entregues as Medalhas Cruz de Sangue, Cruz de Bravura, Cruz de Sabedoria e Medalha Bandeirante.
A Guarda Civil Metropolitana foi criada em 1986, na gestão do prefeito Jânio da Silva Quadros, através da Lei Municipal Nº 10.115, de 15 de setembro. Os guardas civis são responsáveis pelo policiamento comunitário, fiscalização do descarte irregular de resíduos, proteção escolar, proteção a pessoas em situação de risco, proteção ambiental, proteção ao agente público e proteção ao patrimônio público.
Entre os homenageados estava o inspetor Carlos Roberto de Sousa, que representou a Ação Comunitária Criança Sob Nossa Guarda, realizada em escolas publicas do município. O projeto faz atividade lúdicas e recreativas para levar informações importantes, como educação ambiental, de trânsito, prevenção de acidentes domésticos e combate às drogas. “O projeto tem a intenção de aproximar a guarda das crianças e toda a comunidade com um intuito de romper o estigma de que a policia ou a guarda civil seja apenas repressora. Queremos que nos vejam como amigos. Essa homenagem mostra que nosso trabalho esta sendo importante para a sociedade. Ficamos muito felizes, é sensacional, é o coroamento nosso trabalho”, afirmou.
A Guarda Civil CE (Classe Especial) Patrícia Favela também foi homenageada pelo trabalho de destaque na Ronda Maria da Penha, serviço que realiza acompanhamento policial de medidas preventivas à proteção de vítimas de violência doméstica através de rondas periódicas. “Me sinto feliz com a homenagem, mas gostaria que se estendesse a toda equipe que realiza esse trabalho junto comigo. Todos nós juntos nos esforçamos para fazer um bom serviço a sociedade”, disse.
O proponente da solenidade, vereador Ari Friedenbach (PROS), ressaltou que além do aniversário de fundação, a instituição comemora os avanços para melhor condição de trabalho dos guardas. “É um reconhecimento do muito que fazem pela cidade e em especial pelas vitórias que tivemos este ano, como o plano de carreira e a aposentadoria especial. É um começo importante, mas ainda devemos melhorar muito mais as condições de trabalho, com a melhoria de salários e outros ajustes. São profissionais honrados, dedicados, envolvidos que trabalham com o coração e merecem estes esforços”, ressaltou.
Também participaram das homenagens o secretario municipal de Segurança Urbana, Ítalo Miranda Júnior, o comandante geral da GCM, Inspetor Gilson Pereira de Menezes, o controlador geral do Município, Roberto Porto, e os vereadores Edir Sales (PSD), Conte Lopes (PTB) e Valdecir Cabrabom (PTB).