pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Habitação social, transporte, trânsito e saúde são discutidos em Sessão Plenária

Por: MARCO CALEJO
HOME OFFICE

15 de fevereiro de 2022 - 19:01
Afonso Braga | REDE CÂMARA SP

Na Sessão Plenária desta terça-feira (15/2), vereadores e vereadoras da Câmara Municipal de São Paulo se reuniram de forma presencial e por meio virtual no Plenário 1º de Maio para discutir temas de livre escolha. Questões relacionadas à capital paulista, como a habitação social, predominaram entre os assuntos debatidos. Os trabalhos desta tarde foram conduzidos pela 1ª vice-presidente da Casa, vereadora Rute Costa (PSDB).

Habitação social

O líder do governo na Câmara, vereador Fabio Riva (PSDB), destacou que a Prefeitura de São Paulo entregou na manhã desta terça-feira 78 unidades no Conjunto Habitacional Ponte dos Remédios, na Vila Leopoldina, zona oeste da capital paulista. Riva informou que a gestão municipal pretende entregar outras 103 moradias no empreendimento até o mês de abril e construir mais 900 unidades no local nos próximos dois anos.

“Vale dizer que essas famílias que receberam as chaves hoje foram retiradas de áreas de risco que existem na cidade, ou seja, além de prover a moradia, nós estamos salvando vidas”, disse o líder do governo.

Fabio Riva ressaltou ainda o trabalho da Câmara Municipal de São Paulo em prol da HIS (Habitação de Interesse Social). O parlamentar evidenciou o programa habitacional “Pode Entrar”, aprovado na Casa em julho do ano passado. “Projeto revolucionário com várias vertentes e opções de moradia, de aquisição de moradias, de parcerias, de fomento às organizações sociais e aos movimentos de moradia”.

A vereadora Sonaira Fernandes (REPUBLICANOS) também fez considerações sobre a entrega das moradias. “É positivo, porque nós precisamos mesmo tirar os moradores de áreas de risco e dar moradia digna para essas pessoas. Dar moradia que proporcione ao pai e à mãe saírem para trabalhar e deixar os seus filhos em casa sem o medo de chover e tudo desabar”.

Transporte sobre trilhos

O Metrô e a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) estiveram na pauta de discurso do líder do PT na Câmara, o vereador Senival Moura (PT). De acordo com o parlamentar, problemas recorrentes têm atrapalhado a vida de quem utiliza o transporte sobre trilhos diariamente. Segundo ainda Senival, faltam planejamento, investimento e manutenção.

“Todos os dias as pessoas reclamam. São acidentes e falta de segurança”, disse Senival Moura. “Tem superlotação, as composições apresentam problemas técnicos e mecânicos”.

Zona sul

Outro tema discutido no Plenário 1º de Maio trata da Estrada do Alvarenga, na região de Pedreira, zona sul da cidade. O vereador Dr. Sidney Cruz (SOLIDARIEDADE) disse que tem sido procurado por moradores locais. “Todos estão reclamando do trânsito caótico da Estrada do Alvarenga entre os números 1.400 e 3.800”.

Um dos problemas, segundo o parlamentar, é que “a infraestrutura continua a mesma de três décadas atrás”. O Dr. Sidney Cruz afirmou que levou essa demanda ao prefeito Ricardo Nunes (MDB). “Temos ali milhares de moradores, cidadãos e cidadãs, que dependem diuturnamente da Estrada do Alvarenga, seja para irem para os seus trabalhos ou para os compromissos com os médicos”.

Pandemia

Já a vereadora Sandra Tadeu (DEM) utilizou a tribuna do Plenário para fazer um alerta sobre a pandemia. Embora a cidade de São Paulo tenha avançado na vacinação contra a Covid-19 em crianças e adultos, a parlamentar entende que o momento ainda exige cuidados para evitar a disseminação da doença.

“Faço um apelo mais uma vez. Não deixe o uso da máscara, evite se juntar demais, o acúmulo de pessoas. Eu sei que a turma quer festa, quer samba, quer dançar, brincar, a juventude está aí, mas ainda temos a possibilidade de tudo isso voltar (agravamento da pandemia) e não podemos deixar com que isso aconteça”.

Próxima sessão

A próxima Sessão Plenária está convocada para esta quarta-feira (16/2), às 15h. A Câmara Municipal de São Paulo transmite a sessão, ao vivo, por meio do Portal da Câmara, no link Plenário 1º de Maio, do canal do Legislativo paulistano no YouTube e do canal 8.3 da TV aberta digital (TV Câmara São Paulo).

Assista no vídeo abaixo à Sessão Plenária de hoje.

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar