Luiz França / CMSP
Desta sexta-feira (6) até domingo (8), desenvolvedores ficarão acampados no plenário da Câmara Municipal para criar ferramentas eletrônicas com base nos dados do legislativo, visando torná-los mais acessíveis ao cidadão. Trata-se da Hackdays, atividade que tem como objetivo aumentar a transparência para a sociedade.
Reconhecemos que o desafio de deixar o acesso cada vez mais adequado e que faça sentido para a população não termina nunca. A cada ano surgem mais tecnologias e o nosso papel é deixar isso mais transparente e acessível, explicou o diretor de comunicação externa da Câmara, Antonio Assiz.
Este ano, não haverá premiações para a melhor ferramenta desenvolvida. Nós vamos montar equipes, colocar desafios e vamos hospedar todas as ferramentas geradas nesse processo no nosso portal e mantê-las ativas, disse.
O presidente da Câmara, vereador José Américo (PT), falou sobre a contribuição do evento para aumentar a transparência da Casa. O grande desafio é testar todos os nossos sistemas, disponibiliza-los para a comunidade hacker e abrir um caminho para que a gente encontre soluções cada vez melhores para aumentar a transparência da Câmara Municipal de São Paulo, disse. Eu acho que o poder que quer se democratizar tem que estar aberto a essa juventude criativa, talentosa e rebelde, completou.
Para Pedro Markun, representante da Transparência Hacker, as manifestações do ano passado trouxeram um maior amadurecimento político para os participantes do evento este ano. Eu espero que isso se reflita num processo ainda mais intenso de troca de conhecimento entre o cidadão, o hacker e as pessoas que passam o ano todo nessa Casa, construindo parte da política municipal.
Um dos fundadores da PoliGNU, grupo de estudos de software livre da Poli USP, Leonardo Leite destacou a contribuição da Hackdays para a criação das ferramentas: Esses eventos são bem importantes para dar um gás nos projetos. A gente consegue colocar mais força, juntar um pessoal e desenvolver bastante, afirmou.
As inscrições para a Hackdays pela internet terminaram na quinta-feira (05/06), mas interessados em participar podem se cadastrar diretamente na recepção do evento, que acontecerá até domingo (8), na sede do Palácio Anchieta.
Leia também:
– Especialistas debatem como hackear a política
(06/06/2014 – 18h32)