pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Haddad sanciona lei que permite habitação social na Copa do Povo

Por: - DA REDAÇÃO

11 de agosto de 2014 - 18:48

PLANO_DIRETOR-27096-2014-FRANCA-02973-72ABRE
Pressão dos movimentos sociais garantiram mudanças no Plano Diretor. Luiz França / CMSP

Na edição deste sábado (9/8) do Diário Oficial, o perfeito Fernando Haddad sancionou a lei que permite a utilização do terreno ocupado em Itaquera pelo MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto) para a construção de habitação de interesse social.

A Lei Municipal 16.056, cujo projeto, de autoria do vereador José Police Neto (PSD), foi aprovado no final de junho pela Câmara, permite que o terreno em Itaquera e outro, no Ipiranga, tenham condições de receber moradias populares o que era proibido pela lei de zoneamento.

A legislação foi aprovada na época da votação do Plano Diretor, atendendo ao pleito do MTST e de outros movimentos de moradia, que reivindicavam políticas para facilitar a regularização fundiária e aumentar a área de ZEIS (Zonas Especiais de Interesse Social).

Alguns artigos da lei foram vetados por Haddad, entre eles o que condicionava a destinação das unidades habitacionais à demanda cadastrada na Secretaria Municipal de Habitação, preferencialmente para moradores do entorno.

Na justificativa do veto, o prefeito argumenta a política habitacional possui regramento próprio que leva em consideração os vários aspectos relacionados às necessidades e vulnerabilidades sociais, descabendo, pois, a previsão em lei de atendimento de determinada e específica demanda.

(11/08/2014 – 15h42)

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar