Mozart Gomes/CMSP
Alunos da escola estadual Maria Augusta Saraiva participaram nesta terça-feira da cerimônia cívica de hasteamento da bandeira realizada na Câmara Municipal de São Paulo. Durante o evento, o dia 13 de maio data em que se comemora a assinatura da Lei Áurea, que aboliu a escravidão no Brasil foi comemorado.
Sancionado em 1888 pela Princesa Isabel, o fim da escravidão foi consequência das transformações econômicas e sociais do período que resultaram na crise do Segundo Reinado e no fim do regime monárquico vigente no Brasil.
Para o vereador Jamil Murad (PCdoB), a data é um marco. “O dia é para lembramos o fim de um regime infame e significa a abertura das possibilidades de o Brasil se tornar uma grande nação”.
A primeira vereadora e deputada estadual negra de São Paulo, Teodosina Ribeiro, também participou do hasteamento da bandeira. Eleita para o cargo do Legislativo em 1970, Teodosina falou da importância das cotas em universidades.
“As cotas representam um avanço do país, porque é por meio da educação que uma população consegue se reerguer”, argumentou a ex-vereadora.
A estudante Talita Silva Lucena, 13 anos, avaliou como fundamental a participação no hasteamento da bandeira. “Foi a primeira vez que estive em um evento como esse e achei interessante. Além disso, lembramos da abolição da escravatura, o que ajuda a acabar com o preconceito, disse.
(8/5/2012 – 13h50)