O advogado, empresário, ex-deputado estadual e dirigente classicista Hatiro Shimomoto recebeu o Título de Cidadão Paulistano da Câmara Municipal de São Paulo na noite desta segunda-feira (16/3) pelas mãos do vereador Aurélio Nomura (PSDB).
Nascido em Guararapes no interior de São Paulo em 1935, chegou a capital aos 21 anos para completar os estudos. O terceiro dos treze filhos do casal Yasuishi e Tomie Shimomoto, que chegou ao país em 1931, oriundo da província de Wakayama, no Japão. Shimomoto tinha o sonho de cursar a universidade e da ascensão da família de imigrantes.
Cursou Licenciatura em Ensino Comercial pelo Instituto Mackenzie e em seguida a Faculdade de Direito e pós-graduação de Direito Tributário. Também Direito Comparado na Universidade de Sorbonne, na França.
Com mais de 50 anos de carreira, Hatiro Shimomoto presidiu o SESCON-SP (Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo), de 1975 a 1978, mas ainda hoje é militante ativo nas causas da Contabilidade, sendo conselheiro consultivo da Entidade.
Atuou por quase 30 anos como deputado estadual na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo de 1971 a 1999, sempre voltado às causas da agricultura paulista, segurança e educação. Shimomoto também é um dos líderes da Seicho-No-Ie no Brasil.
“O deputado é uma figura muito ilustre. Com muito trabalho conseguiu conquistar e fazer crescer suas organizações. Como deputado foi uma grande liderança, o que muito faz falta no nosso país. Até mesmo na área espiritual ele prega questões importantes para o conforto e engrandecimento do homem. Então, eu acredito que a cidade de São Paulo já devia há muito tempo fazer essa homenagem”, ressaltou o vereador Aurélio Nomura.
O homenageado agradeceu o reconhecimento da Câmara Municipal e dedicou a honraria ao seu pai. “Eu dedico sempre essas honrarias ao meu pai. Infelizmente ele já é falecido, mas dou graças a ele, que me forjou sendo sempre muito rigoroso comigo. Eu achava que nem era da família de tanto rigor com que ele me tratava, mas quando fiquei adulto eu entendi que ele me amava muito e queria me fazer um homem de verdade. Ele gostava tanto de política que queria que eu fosse um político e assim eu caminhei na vida para ser útil à sociedade e a comunidade”, lembrou Shimomoto.
A solenidade foi acompanhada pelo Cônsul Geral Adjunto do Japão, Hiroaki Sano, pelos deputados federais William Woo (PV) e Arnaldo Faria de Sá (PTB), e pelo deputado estadual Itamar Borges (PMDB), além de empresário, amigos e familiares.
JUSTA HOMENAGEM !
O PROF. HATIRO DIGNIFICA A HONRARIA DE CIDADÃO PAULISTANO.
O BRASIL PRECISARIA DE MUITOS HATIROS PARA SE TORNAR UMA NAÇÃO DECENTE !
Realmente é um grande homem pois tive o prazer juntamente com minha mãe de ter trabalhado com ele nas últimas eleições que ele participou , e merecedor de toda honra pois sempre foi um político sincero o neste que sempre quis ajuda seu próximo, não sei se um dia ele lembrarã de nos do bairro do limoeiro as. Mulheres limoeiro com a presidente Cristina, há está parada a associacao mas gostaria muito de continuar o trabalho de minha mãe e se ele estive o intercedo de nos ajuda a coloca ela pra funciona de novo estaremos aqui ,,, que Deus venha te abençoa grande mete e ilumina seus caminhos.