RenattodSousa
Ocorreu na noite desta quarta-feira (27/04) uma sessão solene em comemoração ao Dia da Recordação dos Heróis e Mártires da II Guerra Mundial. A celebração foi instituída pela Lei Municipal n°11.844/05 e realizada por iniciativa do vereador Gilberto Natalini (sem partido).
O auditório Prestes Maia da Câmara Municipal ficou lotado de familiares e sobreviventes desse momento histórico. A solenidade contou com o apoio das organizações Sherit Hapleitá do Brasil e B´Nai B´.
“A vida humana apóia sua existência em três valores fundamentais: o amor, o sonho e a liberdade. Em nome desses princípios é que realizamos todos os anos essa solenidade. O ser humano que não tem amor não pode ser chamado assim. Os sonhos são fundamentais, sem sonhar não somos absolutamente nada. E a liberdade, só sabe o que ela é quem um dia a perdeu, disse Natalini.
O vereador lembrou do nazismo, que tentou roubar esses atributos da humanidade, e alertou a juventude presente para que não permitam que sua liberdade seja ameaçada. Que isso não volte mais a ameaçar nossas vidas, completou o parlamentar.
A mesa do evento foi composta por Ben Abraham e Abraham Goldstein, presidentes das duas entidades apoiadoras; coronel Ariomar Martins Gago, representando o Comando Militar do Sudeste; tenente Figueiredo, da Aeronáutica; coronel Jairo Junqueira, presidente da Associação dos ex-combatentes da FEB; Jairo Roizen, assessor executivo da Federação Israelita de São Paulo; Anita Schwartz, representando o secretário Walter Feldman; e Jacek Such, cônsul geral da Polônia no Brasil.
A Sessão Solene contou ainda com a presença de alunos de escolas públicas e autoridades das Forças Armadas, além da Banda do Exército e do grupo de teatro coordenado pela atriz Leslie Marko.
Sobreviventes do Holocausto acenderam seis velas em homenagem aos seis milhões de judeus que morreram na guerra e representantes das Forças Armadas acenderam uma vela em memória dos pracinhas brasileiros mortos em ação.
(27/04/2011 – 21h40)
Galeria de Fotos
{morfeo 152}