A Câmara Municipal de São Paulo criou uma premiação para homenagear artistas que contribuem significativamente para a música de raiz na cidade de São Paulo. É o Prêmio Inezita Barroso, que homenageará pessoas físicas ou jurídicas que se destacaram na sociedade em razão de sua relação com a música caipira ou qualquer outra forma de arte genuinamente popular que a complemente.
Os munícipes têm até o próximo dia 18 de outubro para indicar personalidades que acham que mereça ganhar o prêmio. Para isso, basta fazer a indicação preenchendo o formulário que já está disponível no Portal da Câmara.
Vale ressaltar que é possível fazer apenas uma indicação por pessoa. Vereadores, núcleos e instituições culturais também podem preencher o formulário e fazer sua escolha. Em caso de dúvidas, envie um e-mail para eventos@saopaulo.sp.leg.br.
De acordo com a Resolução nº 17/2023, que deu origem à premiação, a Sessão Solene para entrega do prêmio acontecerá no dia 4 de março de 2025, data de nascimento de Inezita.
Quem foi Inezita Barroso?
Nascida em São Paulo, Inezita Barroso morreu em março de 2015, aos 90 anos de idade. É, até hoje, considerada um dos maiores ícones da música caipira.
Além de compositora e instrumentista, ela também era apresentadora e pesquisadora do folclore brasileiro. Entre 1980 e 2014, ela apresentou o “Viola, Minha Viola”, programa da TV Cultura. Uma das músicas mais conhecidas gravada pela cantora foi “A moda da pinga”.