pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Hospital da UNISA não atende mais população da região de Santo Amaro

14 de abril de 2010 - 03:48

Categorias

RenattodSousa
Comissão de Saúde
Secretário-adjunto não atendeu a convite da Comissão para prestar contas da pasta

 

Há mais de um ano, o hospital da Universidade Santo Amaro não está prestando atendimento à população da região. A razão? A não renovação do convênio da Universidade com a Prefeitura.
 
Na sua reunião desta quarta-feira (14/04), a Comissão de Saúde, Promoção Social, Trabalho e Mulher discutiu e estudou o problema. A contratação não se encontra mais na Secretaria Municipal da Saúde e sim sob o crivo da Procuradoria Municipal.
 
“A direção da SMS no início tinha restrições ao convênio, mas não tem mais. O papel está há 15 dias com o procurador-geral do Município para dar o ‘de acordo’, Nós estamos chegando ao final dessa novela”, garante o vereador Gilberto Natalini (PSDB).
 
Professores e dezenas de alunos da Faculdade de Medicina da UNISA compareceram à reunião para reivindicar o “final dessa novela”, ou seja, a retomada do atendimento à população, que, por proposta do Ministério Público, se resolve mediante um termo de ajuste de conduta (TAC). “Esse problema vem se arrastando demais, prejudicando a população e o aprendizado dos alunos. O hospital é muito importante para os alunos da graduação, que tem esse contato pela primeira vez”, reclamou a presidente do Centro Acadêmico Rubens Monteiro de Arruda, da UNISA, a estudante Andrea S. M. Barros. O programa de residência da Hospital da UNISA oferece 30 especialidades para o usuário de Santo Amaro e região.
 
O vereador Natalini revelou que a UNISA vem amargando essa indefinição, por conta de ter passado por uma situação de quase insolvência devido a problemas administrativos internos. “A organização burocrática da Universidade pisou na bola. A reitora me falou, reconheceu. Agora, se está tentando corrigir a irresponsabilidade de dirigentes que não têm vergonha na cara e vocês estão pagando o pato”, complementa Natalini.
 
A vereadora Sandra Tadeu (DEM) informou aos presentes que vai se reunir com o Secretário dos Negócios Jurídicos, professor Claudio Lembo, para conhecer a quantas anda o processo da UNISA.
 
Originalmente, a reunião da Comissão deveria receber o secretário-adjunto da Saúde, José Maria da Costa Orlando, para dar continuidade à prestação de contas das ações e da execução orçamentária da pasta no quarto trimestre de 2009. Em ofício, Orlando alegou não poder comparecer na data. A ausência desagradou a alguns integrantes da Comissão.
 
Estiveram presentes à reunião da Comissão os vereadores Zelão (PT), presidente; Sandra Tadeu, vice; Jamil Murad (PCdoB); Milton Ferreira (PPS); Noemi Nonato (PSB); Gilberto Natalini; e Paulo Frange (PTB).

Imagens para download:
RenattodSousa
Comissão de Saúde
Estudantes estão perdendo um aprendizado muito importante com a paralisação do atendimento ambulatorial na UNISA
RenattodSousa
Comissão de Saúde
Renovação do convênio está sendo examinada juridicamente pela Procuradoria Geral do Município
RenattodSousa
Comissão de Saúde
Vereadores Sandra Tadeu, Milton Ferreira e Zelão

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar