O vice-presidente da Comissão de Saúde, Promoção Social, Trabalho e Mulher, Gilberto Natalini (sem partido), confirmou nesta quarta-feira, na reunião ordinária do colegiado, que o processo para municipalizar o Hospital Sorocabana, na Lapa, está em andamento.
Gerida por uma entidade privada, a unidade de saúde foi fechada em setembro do ano passado por problemas financeiros. Em razão disso, segundo Natalini, a Lapa ficou sem leitos para pacientes que são do SUS (Sistema Único de Saúde). “Se o hospital passar para a gestão da Prefeitura, a expectativa é que até o fim do ano volte a funcionar ou, quem sabe, até antes, talvez no início do segundo semestre”, afirmou.
Além de discutir a situação do Hospital Sorocabana, os vereadores que integram a Comissão de Saúde, Promoção Social, Trabalho e Mulher também aprovaram nesta quarta-feira parecer favorável ao projeto de lei 253/2010, de autoria de Jamil Murad (PCdoB), que dispõe sobre a presença obrigatória de médico veterinário em casas atacadistas de carnes, supermercados e hipermercados.
Para Natalini, trata-se de uma medida importante para que a qualidade da carne que chega ao consumidor final seja garantida. “A inspeção do produto é feita no frigorífico, mas até chegar às nossas mesas ainda tem um processo longo. Com essa lei, os vendedores de carne terão a obrigação de ter um técnico para responder por isso.”
(18/05/2011 – 18h11)