pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Hospital Veterinário Municipal na Vila Prudente aguarda aprovação final

6 de junho de 2018 - 10:42

REDAÇÃO

A implantação de um Hospital Veterinário Municipal na Vila Prudente é o tema do Projeto de Lei (PL 670/2017), de autoria da vereadora Edir Sales (PSD), em parceria com o vereador Rodrigo Goulart (PSD). A proposta, já foi aprovada em primeira discussão, e aguarda para retornar ao Plenário em segunda discussão.

A cidade de São Paulo já conta com duas unidades similares, uma no Tatuapé e outra no Tucuruvi, que são administradas pela prefeitura em parceria com a Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais (ANCLIVEPA).

De acordo com a justificativa do projeto, o novo hospital seguirá o exemplo das duas unidades existentes, que prestam serviços de atendimento aos animais como consultas, cirurgias, exames laboratoriais, medicação e internação. São nove especialidades oferecidas: clínica geral, oftalmologia, cardiologia, endocrinologia, dermatologia, neurologia, oncologia, ortopedia e odontologia.

O texto do PL determina que o Hospital Veterinário Municipal da Vila Prudente servirá a proprietários de animais que tenham renda mensal de até três salários mínimos, e que não tenham condições de pagar atendimento em serviços privados, além de protetores de animais, (cadastrados no órgão competente da Administração Municipal).

A justificativa dos parlamentares se baseia nos números apontados de que no Hospital Municipal do Tatuapé, por exemplo, no período de julho de 2012 a novembro de 2013, foram realizados 288 mil procedimentos, incluindo exames laboratoriais e de imagem; consultas em todas as especialidades veterinárias; tratamentos oncológicos e cirurgias variadas, inclusive de alta complexidade.

Ainda no texto de fundamentação, os autores alertam para as responsabilidades de quem adota um animal de estimação. “Ter um animal requer muitos cuidados diários. Tratamentos preventivos, vacinas, curativos são intervenções de um custo elevado que muitos não podem pagar, gerando abandono ou mesmo maus tratos aos animais. A implantação de um novo hospital público veterinário vai ampliar o serviço em nossa cidade e assim atender os animais de famílias de baixa renda, sendo uma medida de saúde pública”, alegam os vereadores.

Acompanhe aqui outros Projetos em tramitação da vereadora Edir Sales. No link você também pode obter os canais de comunicação da parlamentar e participar diretamente do mandato com propostas, sugestões ou receber informativos através do formulário ‘Fale com o (a) vereador (a)’.

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar