pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

I Prêmio Literário Conde Domingos é entregue na Câmara

Por: - DA REDAÇÃO

23 de setembro de 2016 - 22:37

Categorias

 

A primeira edição do Prêmio Literário Conde Domingos foi realizada na noite desta sexta-feira (23/9), no Salão Nobre da Câmara Municipal, e reconheceu os melhores trabalhos de alunos de escolas públicas e particulares do Estado de São Paulo. O tema foi “O Poder de uma Semente” e a ideia abordar o estímulo à leitura e escrita.

O concurso foi promovido pela PEA Unesco (Programa de Escolas Associadas a Unesco),  uma entidade voltada a cultura de paz, sustentabilidade e solidariedade, que integra diversas escolas de todo estado de São Paulo.

O concurso teve mais de 150 trabalhos inscritos por alunos da Educação Infantil na categoria desenho, Ensino Fundamental I e II, com produção de textos na língua portuguesa , e do Ensino Médio, na categoria de produção de texto em inglês.

A diretora pedagógica do Colégio Conde Domingos, Mary Iglezias, idealizadora do prêmio, explicou que o concurso foi baseado em uma Lei aprovada na Câmara Municipal de São Paulo.

“Nós procuramos ter certa diversidade, e como há um projeto de estímulo à leitura, a lei do vereador Toninho Paiva (PR), de 2009, chamada Jovem Escritor, em vista dessa lei eu procurei implementar. Vimos que nenhuma escola ainda havia se interessado, mas nós entendemos que isso é importante para o estimulo à literatura” disse.

Foram 55 trabalhos classificados para premiação, entre desenhos e textos. A redação de Maria Guimarães, aluna do primeiro ano do Ensino Médio da Escola Monteiro Lobato, de São José dos Campos (SP), foi um dos destaques do prêmio. Para ela, o reconhecimento é um estímulo à sua carreira. “Achei uma oportunidade muito legal de poder escrever para um concurso. Eu estou no primeiro ano e estava pensando em que profissão queria seguir, estava pensando em fazer Letras, então ganhar este concurso foi muito legal para mim”, afirmou.

Os professores que participaram do projeto também foram homenageados com título de Mestres Incentivadores. A professora Mônica Macedo, do Colégio EAG (Educando com Amor as Gerações), foi uma das condecoradas e falou do orgulho de ver o projeto se concretizando. “Nós pegamos a ideia principal, que era a ideia da semente, que toda escrita começa com uma semente. Então pegamos essa ideologia e trouxemos a partir de vários gêneros literários para sala de aula, de como começar construir um texto a partir de uma semente. Vê-los aqui hoje é ter a certeza que conseguimos eternizar neles o poder de escrita”, disse.

“Estimular a leitura é fundamental, acredito que todo educador e toda família deve estimular a leitura. Porque a leitura estimula o nosso aluno a pensar, não só como um estudante qualquer, mas como um estímulo de a cada dia ser um cidadão mais crítico. Nossa sociedade precisa de estudantes que saibam sim, ter poder de voto, ter poder de decisão, mudar toda essa crise que nosso pais está, e é só através do estimulo à leitura”, ressaltou a diretora geral do Colégio Conde Domingos, Ellen Cristina.

“A gente faz o papel de incentivá-los para que realmente possamos ter aí grandes leitores e pessoas que realmente se dedicam. Porque leitura é saber e saber é cultura. Então, temos que realmente parabenizar todos que participaram desse concurso”, destacou o vereador Toninho Paiva.

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar