Nesta quinta-feira (16/09), a Comissão de Trânsito, Transporte, Atividade Econômica, Turismo, Lazer e Gastronomia promoveu o lançamento, em parceria com o Movimento Nossa São Paulo, da Pesquisa do IBOPE Inteligência intitulada “Dia Mundial Sem Carro”.
Segundo o diretor do Movimento, Oded Grajew, os resultados da pesquisa servem “para que a sociedade, o Poder Executivo e Legislativo se sensibilizem com a demanda da população”. Para Grajew, os resultados visam qualificar as decisões tomadas, os projetos concebidos pelo poder público e a aplicação de recursos.
“Se a gente construir a questão de um Plano de Mobilidade talvez seja possível resolver o problema do trânsito e transporte na cidade”, sintetizou o presidente da Comissão, vereador Juscelino Gadelha (PSDB).
Os indicadores foram apresentados por Márcia Cavallari, diretora do IBOPE. A pesquisa foi realizada de 25 a 30 de agosto. Foram 805 entrevistas realizadas nos mapas definidos pelo IBGE em todas as Zonas da cidade. O levantamento indicou uma média de 1,4 automóveis por domicílio na capital paulista (76% têm apenas um carro. 16% dois e 6% têm três carros).
Problemas
68% dos entrevistados declararam que o trânsito é ruim ou péssimo. A média de tempo gasto no trânsito aferida para realizar todos os deslocamentos do dia é de 2h42minutos.
Verificou-se ainda 10 pontos percentuais de aumento daqueles que acham que a poluição interfere na saúde. “Há uma vontade latente das pessoas em adotarem novas práticas para melhorar o meio ambiente.” Entre essas práticas abordadas pelo IBOPE está deixar de usar carro diariamente e usar mais transporte público. 55% dos paulistanos utilizam dois ou mais meios de transporte.
Metrô e corredores
Entretanto a população ainda está dividida em relação à restrição aos ônibus fretados em algumas ruas e avenidas: 46% são contrários e 48% favoráveis. 68% responderam que acreditam que a medida mais importante para minorar o trânsito e que deve ser prioritária é construir mais linhas de metrô e ônibus e ampliar as já existentes.
Só 8% dizem que nunca usam ônibus e 45% nunca tomam trem. Somente 3% dos são adeptos das bicicletas e pedalam todos os dias. Os contrários ao rodízio de veículo por dois dias representa 56%.
53% declararam que pretendem participar do Dia Mundial Sem Carro, comemorado em 22 de setembro.
|