O vereador Cláudio Prado (PDT), presidente da Comissão Extraordinária do Idoso e da Assistência Social, destacou na reunião desta quarta-feira (03/11) que os idosos devem participar das audiências públicas que vão discutir o Orçamento do Município para 2011, afim de que suas reivindicações sejam atendidas, com a liberação de verbas para os programas de atendimento à população da terceira idade. Também pediu para que formem uma comissão para debater a consolidação da lei do Idoso. “Nós da Comissão estamos construindo um debate que achamos importantíssimo. Queremos que os idosos participem da elaboração do Orçamento para que a Prefeitura libere recursos para que sejam aplicados nos programas que defendam os idosos”, destacou Cláudio Prado.
O vereador explicou que cada secretaria toma uma determinada ação e tem um programa determinado para o idoso. “Por exemplo, nós temos o programa Cuidador do Idoso desenvolvido pela Secretaria Saúde. São 18 equipes. É um programa maravilhoso. Nós da comissão, junto com as instituições do Grande Conselho do Idoso, queremos aumentar essas equipes. Queremos saber qual é a rubrica do Orçamento para destinar mais recursos para que sejam constituídas cem equipes, porque é uma prestação de serviço que o idoso necessita.”
Cláudio Prado lembrou que outras secretarias possuem seus programas destinados ao idoso, mas “sem qualquer coordenação”. Por isso, os conselheiros do Grande Conselho sugeriram que os vereadores lutassem em favor da criação da Secretaria do Idoso.
Na cidade de São Paulo 12% da população são de idosos, ou seja, 1,2 milhão de pessoas. “O orçamento previsto para o próximo ano é de R$ 34 bilhões e a Prefeitura deveria destinar o mesmo percentual (12%) para os programas dos idosos. Se esse valor for destinado os idosos vão estar sendo atendidos como merecem”, concluiu o vereador.
Participaram da reunião os seguintes vereadores: Cláudio Prado (PDT), José Ferreira Zelão (PT) e Milton Ferreira (PPS).
|