A Comissão de Política Urbana, Metropolitana e Meio Ambiente realizou na manhã desta quarta-feira, na Câmara Municipal, audiência pública para discutir a criação e implantação do sistema de transporte público hidroviário nas bacias dos rios e represas do município de São Paulo.
O autor do projeto de lei, vereador Ricardo Nunes (PMDB), mostrou-se bastante satisfeito com a participação dos parlamentares durante o encontro.
Segundo ele, esta foi a audiência que contou com a participação de mais vereadores, além da presença de professores da USP, da Polícia Militar e da São Paulo Transportes (SPTrans).
Nunes disse que a população não aguenta mais este trânsito. O projeto não vai resolver o problema, mas vai ajudar a melhorar muito a mobilidade na cidade e a condição principalmente de pessoas que moram nos extremos da cidade e eu tenho certeza de que ele vai ajudar muito também na questão ambiental, afirmou.
Para o vereador Nabil Bonduki (PT), o Brasil explora muito pouco o transporte hidroviário como alternativa. O parlamentar ressaltou que nós não temos uma cultura, principalmente aqui no sul do país, de utilização do transporte hidroviário.
O presidente da Comissão de Política Urbana, Metropolitana e Meio Ambiente, Andrea Matarazzo (PSDB), elogiou o projeto do vereador Ricardo Nunes. Ele abrange muito a zona sul de São Paulo, por exemplo, mostrando a fragilidade do acesso hoje à Ilha do Bororé. Então, é um projeto bastante interessante, que vale a pena ser aprofundado, declarou.
De acordo com o vereador Ricardo Nunes, ainda haverá uma segunda audiência pública, provavelmente em junho, e a votação do projeto deve ocorrer até o mês de agosto.
(29/05/2013 14h38)