A edição de julho do Indicador Paulistano – estudo elaborado pela Consultoria Técnica de Economia e Orçamento da Câmara Municipal de São Paulo – traz uma análise da pesquisa “Doing Business” elaborada pelo Banco Mundial com para ver o nível de regulação para empresas locais em 189 países. O objetivo da pesquisa é encorajar regulações por parte do poder público que sejam eficientes, acessíveis a todos que a utilizarão e simples em sua implementação.
De acordo com os dados, entre os países latino-americanos, o Brasil só está melhor que a Argentina, que ficou 121º lugar. A Índia foi a pior colocada (130°). China e Rússia, duas economias que são comumente comparadas ao Brasil, ocuparam posições intermediárias, porém melhores que a brasileira na classificação.
O Brasil ficou entre os 30 melhores classificados nos quesitos referentes à obtenção de eletricidade e proteção dos investidores minoritários. O mesmo não ocorreu em relação à dificuldades para começar um negócio, pagamento de impostos (178°) e permissões de construção (169°), onde o país está entre as piores economias.
O Indicador Paulistano ainda traz os detalhes sobre a atividade econômica da capital paulista.
Veja aqui o estudo na íntegra.