pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Índice de aderência orçamentária melhora no 1º semestre

14 de agosto de 2012 - 17:01

Categorias

A nova edição do Indicador Paulistano, boletim produzido pela Consultoria Técnica de Economia e Orçamento (CTEO) da Câmara Municipal, apresenta o cálculo trimestral dos índices de aderência. Esses índices visam estipular uma nota, de 0 a 1, para a execução orçamentária do município — ou seja, revelam quanto a execução está sendo fiel aos números previstos no Orçamento.

Nos dois conceitos utilizados de aderência — Índice de Aderência Absoluta (IAA) e Índice de Aderência Relativa (IAR) — houve, no primeiro semestre, uma melhora em relação ao mesmo período de 2011: o IAA ficou em 0,39 (contra a marca de 0,34 calculada nos primeiros seis meses de 2011), enquanto o IAE passou de 0,71 para 0,79.

O Índice de Aderência Absoluta procura indicar desvios dos valores executados em relação ao que estava inicialmente previsto no Orçamento. Quando um programa é executado exatamente como estava programado, seu IAA será 1 — valor máximo do índice. Já se o programa, por exemplo, for executado com 20% a mais (ou a menos) do que estava previsto, o IAA “punirá” esse desvio em 0,2, dando um resultado final de 0,8.

O Índice de Aderência Relativa, por sua vez, conta o desvio em termos do peso de cada programa dentro do Orçamento. Assim como o IAA, o índice varia de 0 a 1. Dessa forma, por exemplo, se num orçamento de R$ 100 existem quatro programas que recebem R$ 25 cada, eles terão de ter sua execução correspondente a 25% para ganhar um IAR máximo.

Para ler a íntegra do Indicador Paulistano, clique na imagem abaixo:

pdf_cmsp

(14/8/2012 – 17h05)

 

 

 

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar