pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Índios guaranis lançam Carta Tenonderã

26 de fevereiro de 2010 - 11:37

Categorias

Juvenal Pereira
Carta Tenonderã
“Estou à disposição para ajudar na melhoria das políticas públicas para os povos indígenas, disse Penna

 

Os jovens indígenas Guarani Mbya de São Paulo, com apoio do Instituto das Tradições Indígenas (Ideti), farão, realizaram nesta sexta-feira (25/02), na Assembléia Legislativa de São Paulo, uma cerimônia de lançamento da “Carta Tenonderã”. O documento reflete o posicionamento e propostas a respeito dos temas: meio ambiente, educação, saúde, esporte, cultura e território. O vereador Penna (PV) foi um dos palestrantes do evento. 

“Sou militante da causa indígena há mais de trinta anos, quando participei da criação da Comissão Pró-Índio de São Paulo, e me sinto honrado em fazer parte desta mesa de debates sobre o posicionamento dos jovens indígenas que vivem na cidade e estou à disposição para ajudar na melhoria das políticas públicas para os povos indígenas”, disse Penna, líder do Partido Verde na Câmara Municipal de São Paulo.
 
A Carta Tenonderã foi elaborada durante encontro com cerca de 200 jovens Guarani, de 14 diferentes localidades, na aldeia Tenondé Porã, que fica no bairro de Parelheiros, em maio de 2009. Depois deste encontro, as propostas foram levadas para diversas aldeias, para recolher a posição dos outros Guaranis, especialmente dos anciões e dos caciques.
 
Assinaram o documento 16 grupos indígenas, localizados na capital paulista, em Ubatuba, Mongaguá, Sete Barras, Bertioga, São Sebastião, Salesópolis, Cananéia, Miracatu e Pariquera-Açú; e também no Estado do Rio de Janeiro, nas cidades de Parati e Angra dos Reis.
 
Além do vereador Penna, também fizeram parte da mesa o presidente do Conselho Estadual dos Povos Indígenas, Adolfo Timóteo Verá Popyguá; e o geógrafo professor emérito da Universidade de São Paulo, Aziz Ab’Saber.
 
 

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar