Terminam nesta quinta-feira as inscrições para a 1ª Hackathon: Maratona Hacker/Desafio de Dados Abertos, promovida pela Câmara Municipal de São Paulo (CMSP) em parceria com a Open Knowledge Foundation Brasil e o W3C Brasil. O evento acontecerá neste final de semana.
As inscrições podem ser feitas no link http://desafiodadosabertos.org/inscricoes/. Já as regras estão disponíveis no link http://desafiodadosabertos.org/regras/.
Os Dados Abertos da Câmara Municipal fazem parte da política de transparência da Casa. Estão à disposição da sociedade informações referentes a contratos, salários e prestação de contas, entre outras.
O objetivo da 1ª Hackathon: Maratona Hacker/Desafio de Dados Abertos é incentivar desenvolvedores independentes a produzirem aplicativos que facilitem o acesso dos cidadãos aos dados da Câmara, aumentando a transparência e o controle dos serviços públicos e, ainda, oferecendo visões e análises contributivas para a administração pública.
A competição vai ser realizada em duas fases. A primeira vai durar 48 horas e terá início à 0h do dia 12 de maio (de sexta-feira para sábado) no Plenário da CMSP. Nesta fase, o objetivo é que cada grupo ou competidor individual apresente a proposta e esclareça detalhes sobre a série de dados abertos escolhida para desenvolver o aplicativo.
Na segunda fase, da 0h do dia 15 de maio até as 23h59 do dia 25 de maio, os hackers deverão concluir os aplicativos e entregá-los plenamente operacionais e com a respectiva documentação.
Serão premiadas as três primeiras equipes melhor classificadas. Os vencedores serão anunciados pelo portal da Câmara em 6 de junho de 2012, e a cerimônia de premiação acontecerá em 11 de junho, em sessão pública, às 15h.
(10/5/2012 – 11h12)