Estão abertas as inscrições para a Hackdays maratona hacker da Câmara Municipal de São Paulo , que acontece neste fim de semana. O encontro tem o objetivo de reunir interessados no desenvolvimento de ferramentas a partir dos dados disponibilizados pelo legislativo paulistano em seu portal. Para participar, é preciso se inscrever no site da Hackdays, que já está no ar.
Durante os três dias que terão para desenvolver os aplicativos, os hackers poderão contar com a assistência de técnicos de diversos setores da Câmara. Vamos oferecer todas as condições para que os participantes entendam tudo e possam criar aplicativos de interesse social, explicou o consultor técnico Eduardo Myashiro, da área de informática.
Integrante da Transparência Hacker, uma das entidades que apoiam a maratona, o militante Pedro Markun acredita que a disponibilização de dados pelos órgãos públicos é fundamental para uma cidadania ativa. Sem informação, nem os gestores nem os cidadãos conseguem tomar decisões qualificadas. Os dados abertos garantem que a informação pública possa ser utilizada para, de fato, gerar conhecimento, ao permitir a recombinação e diferentes análises, sob diferentes pontos de vista, diz Markun.
Na mesma linha, o diretor de Comunicação Externa da Câmara, Antônio Assiz, enfatiza que a maratona ajuda o legislativo a manter-se atualizado. Nossa expectativa é que a comunidade hacker e a população participem, nos ajudem a pensar novas ferramentas para facilitar o acesso dos cidadãos aos dados da Câmara. Precisamos acompanhar essas inovações e fazer com que elas estejam a serviço da cidade, disse. (Da Redação)
Serviço
Hackdays Maratona Hacker da Câmara Municipal de São Paulo
Data: 6 a 8 de junho
Horário: 14h do dia 6 de junho até às 16h de 8 de junho
Local: Plenário 1º de Maio Câmara Municipal de São Paulo (Viaduto Jacareí, 100, Centro)
(02/06/2014 – 15h45)